Palestras encerram encontro temático sobre “EJA, Educação População e Movimentos Sociais no contexto atual”

Da esquerda para a direita, professores Valcicleia da Costa, Deodato da Costa Belizário NetoDa esquerda para a direita, professores Valcicleia da Costa, Deodato da Costa Belizário Neto

Com palestras dos professores da Ufam, Deodato Ferreira da Costa e Valcicleia Pereira da Costa, nesta quinta-feira (29), no auditório Rio Amazonas - FES - o seminário: “EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais no Contexto Atual”.

O seminário, que teve início dia 27, buscou aprofundar e avaliar a trajetória do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais - NEPE - em seus 24 anos de existência na FACED. O evento também teve a incumbência de suscitar o diálogo, o desenvolvimento do pensamento crítico e a compreensão do momento histórico vivido pelos movimentos populares, com repercussão nas instituições e, especialmente, na educação pública. Além de oferecer como proposta assessoria pedagógica por meio de encontros temáticos como esse.

Diversas questões nortearam os debates durante os três dias de seminário, com a finalidade de propiciar reflexões e construir propostas educacionais para o público alvo dos trabalhos, tendo como base o diálogo entre todos os participantes.  E, diante da dimensão que foi o I Encontro Temático, realizado pelo NEPE, o vice- coordenador do projeto e membro da equipe de coordenação, professor José Belizário Neto, declarou que “o encontro gerará desdobramentos futuros numa perspectiva de ampliar as discussões sobre movimentos sociais para nos inserir nesse processo para fazer uma prática transformadora nos moldes de Paulo Freire”.

O seminário teve o apoio da FACED, da PROEXT e da Universidade Federal do Amazonas na pessoa da reitora, professora Márcia Perales, com a participação expressiva de alunos de filosofia, de pedagogia, de egressos dos dois cursos e de professores da rede pública de ensino superando as expectativas dos coordenadores de acordo com o professor Belizário.