Solenidade de abertura da VII Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental

Em sua 7ª edição, a Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental, cujos objetivos são refletir e discutir sobre os aspectos técnicos, científicos e éticos referentes aos cuidados tanto aos pacientes críticos quanto aos seus familiares, apresenta nesta edição a temática “Atenção ao paciente crítico”. A solenidade de abertura ocorreu na terça-feira, 27, no auditório Berlarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM).

Representando a reitora, professora Márcia Perales, o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, disse que é satisfatória a participação no evento em que reúne servidores e profissionais de outras instituições para refletir questões relacionadas à saúde humana. A Ufam, por meio do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), tem feito esforços para o desenvolvimento da pesquisa na área de saúde. Embora tenhamos experiências relacionadas ao ensino, necessitamos de avanços na área da pesquisa, disse o vice-reitor.

Com a construção do HUGV, o vice-reitor destaca a criação de espaços destinados ao ensino e à pesquisa, tornando essas atividades ações prioritárias do Hospital. Não basta a promoção da assistência à saúde para a população, mas precisamos avançar no aspecto relacionado à pesquisa, comenta. 

O diretor do HUGV, professor Lourival Rodrigues de Souza, declara que o hospital está vivendo um momento de euforia em função das novas perspectivas do HUGV. O diretor destaca, nesse contexto, a realização do curso de especialização em Gestão Hospitalar que ocorre desde o mês passado no Hospital Sírio-Libânes em São Paulo.

Lourival Souza explica que durante toda a existência do HUVG, o Ministério da Educação (MEC) não organizava um evento desse porte, o qual permitirá que os Hospitais Universitários acumulem experiências na área de gestão, não somente na pesquisa, no ensino e na assistência, mas agora também na gestão que é fundamental para que o hospital tenha um componente administrativo de gestão.

O diretor da DEPEX (Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão), professor Fernando Luiz Westphal, fala que o HUGV é reconhecidamente um Hospital de assistência, entretanto, passa por um problema crônico que é a dicotomia existente entre a Academia e a assistência. Uma parte da academia fica restrita na sala de aula e não repassa seu conhecimento ou o seu incentivo a pesquisa ao Hospital. Necessariamente, estímulos são incentivados para que essa relação não exista, como por exemplo, a capacitação de profissionais, que dará novos avanços à pesquisa, disse.                     

 

A palestra de abertura

Para o palestrante e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Geraldo Roger Normando, o tema "Controle de Dano: Pra que rumo sopra o vento"  é importante no contexto da cirurgia médica, em que está relacionado aos pacientes graves. “Na realidade, a abordagem traz um conceito filosófico associado a medidas e técnicas fundamentalmente cirúrgicas, aplicadas em pacientes com diagnostico graves, como por exemplo, vitimas da violência do dia a dia”, completa o especialista.     

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable