Alunos de Educação Física, modalidade EAD, colam grau em Lábrea

Treze alunos do Curso de Educação Física da Ufam, na modalidade de Educação a Distância (EAD), colaram grau no dia 24 de agosto na cidade de Lábrea (AM), localizada, em linha reta, a 610 km de Manaus.

Sobre o Curso

A proposta político-pedagógica do curso de Graduação em Educação Física, na modalidade a distância,  busca  cumprir  a  finalidade  institucional  centrada  em ensino-pesquisa, com estratégias que  respondam às necessidades dos municípios do Estado  do Amazonas,  cujo  curso  foi  implantado  com  vistas  a melhor  qualificar seus  recursos  humanos  no  âmbito  do  Programa  de  Formação  Inicial  para Professores  em  Exercício  no  Ensino  Fundamental  e  no  Ensino  Médio  –  Pró-Licenciatura.

Esta proposta tem como horizonte teórico e metodológico a imbricação entre os processos e conteúdos de aprendizagem humana com as novas mediações tecnológicas,  as  quais  implicam  novas  interações  e  novos  processos  de  ensino  e aprendizagem, constituindo os novos mecanismos de “construção do conhecimento”  e uma inusitada “ecologia cognitiva”.

O curso de Educação Física nasceu na antiga Faculdade de Filosofia, na Rua Tapajós, no centro da cidade de Manaus, em 1969, tendo iniciado suas atividades em março de 1970. Passou pelas dependências do Atlético Rio Negro Clube no centro da cidade, igualmente pelas dependências do Círculo Militar de Manaus no bairro de S. Jorge, até conseguir instalar-se definitivamente no setor sul do Campus Universitário, no bairro do Coroado, sendo o primeiro curso a funcionar no Campus.

Hoje, a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia continua cumprindo sua missão, qual seja, a de colocar no mercado de trabalho profissionais críticos, capazes de interferir na sociedade, prontos para dessa forma promover o desenvolvimento do nosso Estado.

Duração do Curso

O Curso de Educação Física ofertado, na modalidade a distância, em consonância com as Resoluções CNE/CES N.º 07, de 31 de março de 2004, CNE/CES N.º 07, de 04 de outubro de 2007, CNE/CP N.º 01, de 18 de fevereiro de 2002 e CNE/CP N.º 02, de 19 de fevereiro de 2002 terá a duração mínima de 3.215 (três mil duzentos e quinze) horas-aula, correspondendo a 151 (cento e cinqüenta e um) créditos.