Educação, Cidadania e Direitos na Amazônia são eixos de temáticos em Seminário Internacional

A abertura do III Seminário Internacional Desafios da Orientação  Educativa na Educação Básica e Superior, que teve solenidade de abertura nesta segunda-feira, 19, no Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA-Ufam/Humaitá), tem continuidade até amanhã, quinta-feira, 22, no auditório Rio Solimões (FES). O evento objetiva divulgar resultados de estudos e pesquisas nas áreas de Educação, Cidadania e Direitos Humanos.

A coordenadora geral do evento e professora IEAA-Ufam/Humaitá, Suely Maacarenhas, disse que a ideia básica do evento é discutir as mudanças na Educação, a partir da Base de Orientação da Educação até a Educação Superior. A professora entende que nesse processo deve haver profissionais compromissados com o bem comum, com a cidadania, com os direitos humanos, com o bem-estar e com a qualidade de vida da população.

“Nesse sentido,  o comportamento é condicionado pela educação formal e não formal. Somente teremos um comportamento de cidadania e compromissada pelo bem comum se tivermos uma Educação que construía esse comportamento responsável e co-responsável por meio da Educação Básica e Superior”, declara a professora.

De acordo com a coordenadora, o evento aos poucos, vem contribuir com essa mudança, por meio de informações teóricas e empíricas que possam sustentar a mudança de comportamento nas ações educacionais e de programas voltada para a educação moral direcionada ao bem-comum, a responsabilidade, a ética, respeito as diferenças e inclusão social. “Somente haverá mudança social quanto houver mudanças na Educação”, completa a professora.

Livro

Durante o evento será lançado a obra “Determinante do Regimento e Acadêmico no Ensino Superior” que é resultado de pesquisas realizadas pelas Universidades Federais do Amazonas (Ufam), de Rondônia (Unir) e do Mato Grosso (UFMT). No seu conteúdo, trata sobre indicadores demonstrando   variáveis cognitivas contextuais que exercem efeitos no rendimento do ensino superior.  Sob organização da professora Suely Mascarenhas, o livro tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), com publicação da Editora Loyola.

Assinatura de convênio

Suely Mascarenhas informa que haverá assinatura de convênio entre a Ufam e a Universidade de Havana, em que irá favorecer o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A assinatura do convênio ocorrerá às 11h, no prédio da reitoria.

Conferencia Internacional

A conferência “Educação Cidadã e Desenvolvimento Humano” proferida pela professora titular da Universidade de Havana, Gloria Fariñas, deu inicio a programa local. A professora disse que na temática envolve três itens fundamentais, em que a Educação não deve estar à margem do desenvolvimento humano. Segundo ela, somente a Educação deve provocar o desenvolvimento humano, na qual deve reunir determinados requisitos, dentre eles, o estimulo a cidadania oferecida deste o ensino básico até o ingresso a Universidade.