Núcleo N-Linguagens promove encontro para debater "A Criança e o ECA"

A exemplo do que ocorre em toda última segunda-feira do mês, o grupo N-Linguagens promove o Encontros N-Linguagens, reunindo professores e autores para uma conversa ou debate de determinado assunto na área da literatura e linguística.

Nesta edição, o palestrante é o professor Eduardo Cardoso, do Departamento de Letras e Língua Portuguesa (DLLP), da UFAM, que abordará "A criança do estatuto e o estatuto de criança: um estudo discursivo sobre as representações sociais no judiciário manauara".

O encontro acontecerá no próximo dia 26 de agosto, a partir das 19h, no espaço Thiago de Melo, na Livraria Saraiva, segundo andar do Shopping Manauara, situado na avenida Humberto Carlderaro Filho.

Nesta palestra serão analisadas as representações de criança e de adolescente institucionalizada na Lei 8.069/90, conhecida como Estatuto da Criança e do adolescente (ECA). "Sabendo que a realidade discursiva já é um resultado socialmente construído da realidade empírica, tem-se por objetivo verificar qual representação (imagem compartilhada) está exposta no discurso judiciário manauara quando sentencia sobre uma causa. Demonstra-se nos apanhados que os juízos de valores nas sentenças são baseados em reconstruções discursivas do conceito de criança e adolescente deslocados daqueles cristalizados no ECA, ou seja, os documentos decisórios são baseados tanto no “dito” como também no “não-dito”, isto é, nas representações sociais daqueles que as interpretam. O arcabouço teórico-metodológico parte da Análise de Discurso Crítica, Fairclough (2001, 2003), que propõe uma concepção de linguagem como Prática Social; e norteia-se, também, na proposta de Halliday e Hasan (1991), e Halliday e Matthiessen (2004), que fundamentam a Gramática Sistêmico-Funcional. As representações sociais são apoiadas nas pesquisas de Moscovici (1972) e Abric (1976).

Importante informar que Professor Eduardo Cardoso Martins, do DLLP-UFAM, possui graduação pela Universidade Federal do Amazonas (2007), especialização e mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (2012). A sua atividade centram-se na área de Letras, com ênfase em Funcionalismo, Pragmática, Teorias da Enunciação, Conceitos de Língua, Análise do Discurso Crítica, Gêneros Textuais e Produção Textual.