Professor e estudantes da Ufam participam do 33º Festival de Música de Londrina

Professor Bruno NascimentoProfessor Bruno Nascimento

O maestro e professor do Departamento de Artes (Música) da Universidade Federal do Amazonas, Bruno Nascimento, e os estudantes do Curso de Licenciatura em Música da Ufam, Patrícia Coelho e Davy Chaves, participaram, entre os dias 13 e 27 de julho, do XXXIII Festival de Música de Londrina, no Paraná, onde tiveram participações de destaque em três momentos do Festival.

Atualmente à frente das atividades do Coro Universitário da Ufam, o professor participou do Concerto de Encerramento, à frente da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), e da Orquestra do Festival de Música de Londrina, interpretando a obra (Rienzi), do artista Richard Wagner.

Outro momento de destaque no Festival foi a apresentação da Ópera “La Serva Padrona”, de J. B. Pergolese, a qual contou com a regência de Bruno Nascimento e com a participação dos acadêmicos Patrícia Coelho e Davy Charles. A ópera conta a história de Serpina, uma arrogante criada que tenta governar seu patrão, Uberto.

O casal da peça, casado também fora dos palcos, vem ensaiando o encenamento há alguns meses. Durante a 7ª Semana de Música da Ufam, os dois apresentaram trechos da encenação ao participarem de uma Master Class (aula) de canto, sob o comando da soprano catarinense Kamila Damiani.

David Charles (ao centro) e Patrícia Coelho em momento da ópera, em LondrinaDavid Charles (ao centro) e Patrícia Coelho em momento da ópera, em Londrina

Idealizado pelo Maestro Norton Morozowics, o Festival de Londrina surgiu em 1979 e mantém, atualmente, duas estruturas: pedagógica e artística – que se entrelaçam, gerando novos valores e visões para a criação, vivência, performance e educação musical. Essas estruturas procuram privilegiar "todas as músicas" principalmente a música brasileira, mantendo sempre o alto nível de performance dos músicos convidados.

Nesta edição, a programação das duas estruturas pedagógicas reuniu professores reconhecidos no Brasil e no exterior. Durante o evento foram constituídos grupos de formação diversa: Big Band, Orquestra Sinfônica, Coro Infantil e Adulto, Grupos de Música de Câmara, Ópera Studio, Grupos de Jazz, Grupos de MPB e montagem de espetáculos.