Palestra alerta sobre dosagem de medicamento no âmbito hospitalar na XI Semana de Farmácia

A aplicabilidade de medicamentos com uma dosagem certa em paciente foi a tônica da palestra “Monitorização Terapêutica de Fármacos”, proferida pelo professor Igor Rafael Magalhães, da Faculdade de Fármacia da Ufam. A atividade integra a programação do segundo dia da XI Semana de Farmácia, que ocorre até sexta-feira, 9, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Segundo o professor, a escolha da temática para a XI Semana de Farmácia, deve-se pelo simples fato de que essa atividade é desenvolvida pelo profissional farmacêutico, o qual pode integrar a equipe multidisciplinar no âmbito hospitalar e, com isso, pode também contribuir efetivamente no tratamento que será implementado.

O pesquisador considera importante a abordagem, no sentido de ilustrar a atuação do farmacêutico nas diversas vertentes de trabalho. “Em razão disso, convoco os acadêmicos interessados por essa linha de pesquisa a otimizar o tratamento nos hospitais nos quais poderão trabalhar”, declara o professor.

De acordo com o pesquisador, o conceito simplificado de Monitorização Terapêutica de Fármacos significa o acompanhamento das concentrações dos medicamentos no sangue do paciente, objetivando ajustar o tratamento. Por conta disso, é possível medir a dosagem, a partir da concentração do medicamento no sangue do paciente.

Implementar esse serviço na rede hospitalar da capital amazonense, está sendo viabilizado no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) que garante à Ufam estar à frente no desenvolvimento da pesquisa.  Atualmente, dispomos de equipamentos na FCF em que pode realizar análises, como também o oferecimento desse serviço. “Quanto à contribuição do serviço, o professor disse que o paciente terá o menor tempo de internação, beneficiando não somente ele, mas a instituição que realiza o tratamento, pois estar internado é um sofrimento para o paciente e que não podemos nos esquecer disso”, frisou o professor.

Outro aspecto enfatizado pelo professor é a questão da menor utilização de medicamentos, fazendo com que o paciente tenha um tratamento individualizado.  A administração de dosagem adequada ao paciente resulta na melhoria em menos tempo, como também ter menos chances de reações adversas. "Os grupos populacionais abordados para o monitoramento terapêutico são bêbes, crianças, idosos obesos e pacientes com morbidades como nefropatas, hepatopatas, cardiopatas, dentre outros", comenta o pesquisador.

Aquisição do Cromatógrafo a gás no HUGV

A aquisição do equipamento cromatógrafo a gás deverá agilizar os serviços de Monitoramento Terapêutico no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) que, segundo o professor, contou com o apoio da Administração Superior para a instalação do equipamento. O  equipamento trará benefícios não somente para a área de Monitoramento Terapêutico, mas para a área da Farmácia em geral, disse o pesquisador.

O Cromatógrafo a Gás é o equipamento mais indicado para quantificar  álcool, drogas, medicamentos e poluentes ambientais  no sangue, conclui o palestrante.