Reitora participa da solenidade de abertura da XI Semana de Farmácia

Oportunizar a interação entre a teoria e a prática, a partir de temáticas relacionadas aos três segmentos da Farmácia: alimentos, medicamentos e análises clínicas, é o objetivo da XI Semana de Farmácia, que ocorre até sexta-feira, 9, no auditório da Faculdade de Ciências Sociais (FES), setor Norte do Campus Universitário. 

Em seu pronunciamento, a reitora, professora Márcia Perales, destaca o trabalho e a dedicação dos professores e acadêmicos da FCF para a realização da XI Semana de Farmácia, como também dá destaque a essa característica ao grupo de professores oriundos da FCF, que faz parte da Administração superior, o qual considera extremante coeso, permitindo com que tenha unidade na diversidade.

Disse ainda que esses dois atributos são marca presente também nos membros da FCF que compõem a Administração Superior da Instituição. Professora Márcia Perales descreveu o grupo como extremamente coeso, o que segundo ela, propicia a unidade em meio à diversidade. De acordo com a reitora, são essas características que proporcionam novas perspectivas a Faculdade de Ciências Farmacêuticas. “A construção do novo prédio da FCF já é uma realidade, pois isso não é somente uma decisão superior, mas é resultado de muito esforço e trabalho de todos os integrantes da comunidade universitária. Os membros da FCF devem compartilhar essa conquista com os demais cursos da Universidade”, frisou a reitora.

As temáticas escolhidas estão relacionadas às práticas profissionais para proporcionar a obtenção de informações necessárias aos estudantes e também oferecer um momento de compartilhamento de experiências entre os participantes, informou a professora e coordenadora do evento, professora Marne Carvalho de Vasconcelos.

Durante a Semana, o estudante tem a oportunidade de participar de palestras, mesas-redondas e minicursos, em que são criados fóruns de discussões pertinentes aos temas abordados. Essas discussões abordam desde questões básicas até assuntos mais complexos, enfatiza a coordenadora.

De acordo com a professora, a realização da Semana fora da FCF, ou seja, no campus da Ufam, permite que a comunidade universitária venha melhor conhecer o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Farmácia tanto da graduação quanto da pós-graduação, no ensino, na pesquisa e na extensão.

Concurso do Logotipo da FCF

A coordenadora disse que existem vários símbolos na área de Farmácia, entretanto a FCF não tem um símbolo que a represente. Nesse sentido, foi criado o concurso de Logotipo para dar representatividade à Faculdade. Concorrem 15 candidatos. O vencedor, escolhido pela comunidade acadêmica, será conhecido no último dia da Semana.

Opinião

A estudante finalista do curso, Marcela de Oliveira Bandeira, 28, tem grandes expectativas em relação ao evento, pois considera que além da obtenção de novas informações para os estudantes, a Semana traz também um universo paralelo ao abordado em sala de aula. “Nós desenvolvemos muitas teorias e práticas laboratoriais, entretanto, o contato externo com o mercado e a indústria são estreitos, o que faz da XI Semana de Farmácia um evento importante para criar novas possibilidades para o profissional”, comenta a formanda.

Para o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Farmácia, Marco Aurélio Almeida de Oliveira, 28, a Semana permite a integração de estudantes e profissionais, propiciando ao acadêmico a oportunidade de acompanhar experiências fora da Universidade. “A Semana aborda temáticas que atendem as três áreas da Farmácia, o que demonstra que por meio dela o aluno de graduação pode escolher sua especialização”, conclui o Marco Oliveira.

Palestra de abertura

Com o tema “A situação da Malária na Região Norte”, proferida pelo especialista do Laboratório Central de Saúde do Amazonas (LACEN/AM) Guilherme Alfredo Avelino Araújo, a palestra apresentou ao público presente a realidade epidemiológica da Malária no Estado do Amazonas.

Na composição da mesa, além da reitora, professora Marcia Perales e da coordenadora do evento, professora Marne Carvalho de Vasconcelos, estavam presentes a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, professora Maria de Menezes Pereira e o presidente do Conselho Regional de Farmácia, professor Paulo Roberto Costa.

 

 

 

 

 

 

    

 

            

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable