Situação da saúde no Estado do Amazonas é tema de palestra na Ufam

O médico sanitarista Antônio de Pádua Quirino Ramalho, professor substituto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Ufam e segundo secretário do Conselho Regional de Medicina do Amazonas proferiu palestra na Ufam, na manhã desta quarta-feira (7), na sala de reunião dos Conselhos, na Faculdade de Direito (FD).

Intitulada “Políticas públicas na área de Saúde para a Amazônia”, a palestra integra a programação para a institucionalização do Centro de Estudos Estratégicos da Amazônia. O médico fez uma análise da situação da saúde no Estado do Amazonas e apresentou sugestões para contribuir com o aperfeiçoamento dessas políticas. “A assistência à saúde está concentrada na capital, apesar de a metade da população do Amazonas estar no interior, a maior parte dos serviços são oferecidos na capital", disse ele.

"Os municípios precisam da ajuda do Estado para poder dar conta da atenção primária, a responsabilidade é dos municípios, mas o financiamento é de responsabilidade do Estado e da União. Os municípios precisam dessa ajuda para manter o atendimento à população do interior.  Acredito que se nós começássemos a trabalhar a pesquisa para evidenciar as situações de desassistência no setor de saúde, resolveríamos muitas situações”, declarou o palestrante. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable