Preparativos para as comemorações dos 40 anos do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari

O vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (1/8) com o grupo responsável pela elaboração das solenidades comemorativas dos 40 anos do Instituto Saúde e Biotecnologia de Coari. Entre os membros da equipe estavam o coordenador administrativo do Instituto, Osni Bruno da Silva; a Assessora de Comunicação e Cerimonial do ISB, Kenne Yamaguchi; o professor Charles Maciel Falcão; a professora Nara Maciel Falcão lima e a professora Suzana dos Santos Nunes.

A reunião serviu para discutir questões orçamentárias das atividades de comemoração, bem como planejar os dois momentos de celebração institucional: o primeiro será referente à implantação do instituto em Coari, em 1973, momento em que será realizada a exposição do resgate documental do Instituto. No segundo momento, será promovida a solenidade que remete ao início efetivo das atividades da Ufam em Coari (1974).

O professor Charles Falcão destacou a importância de se resgatar a história do Instituto. “Muitas pessoas não conhecem essa trajetória de interiorização da Ufam, até nossos estudantes pensam que ela inicia a partir de 2006. Engana-se quem pensa que esta história é recente e é isso que queremos corrigir junto à sociedade ao apresenta tudo o que já foi feito ao longo de quatro décadas. Na segunda parte das comemorações, pretendemos lançar obras sobre essa trajetória institucional, quem sabe, um livro sobre o Instituto”, anunciou o professor.

Para o vice-reitor, a iniciativa é fundamental tanto para resgatar a história da instituição em Coari quanto para prestar as devidas homenagens aos pioneiros desse processo. “O trabalho dessas pessoas foi extremamente importante para que tenhamos hoje o pleno funcionamento do Instituto. Elas representaram a Ufam aqui e desenvolveram um trabalho nas comunidades coarienses, sempre colocando em destaque o nome da Universidade. Isso deve servir de referência para que possamos continuar dando à sociedade de toda a região do Médio Solimões uma resposta a grande parte das demandas, especialmente no nível superior. Com essas ações, pretendemos também ampliar a divulgação do Instituto e atrair mais pessoas para participarem dos cursos oferecidos pela Universidade”, declarou o vice-reitor.