Ufam diploma 36 formandos em Educação Física e Ciências Biológicas na modalidade Educação a distância

Cursar o mestrado, prestar concurso público e fazer a diferença na área de atuação estão entre os sonhos dos recém-formados.

A solenidade de colação de grau, ocorrida no Instituto de Biotecnologia e Saúde de Coari,  agregou  mais que graduandos, professores, familiares e demais convidados. A cerimônia reuniu 36 histórias de superação, resumidas nos discursos dos oradores das turmas de formandos.  No discurso de Reginaldo Ramos Araújo, licenciado em Educação Física, os recém-diplomados foram convocados para fazerem a diferença na sociedade coariense. “Enaltecemos uns aos outros quando empunhamos a luta pela transformação permanente e pela esperança fecunda, advinda de uma educação libertadora. Nosso estudo exige prática e chegou o momento pelo qual tanto lutamos”, discursou o orador. Alynne Correa Lima Veiga, 28, recebeu o diploma em Ciências Biológicas e já tem novas metas a alcançar. “Quero fazer concurso para professora. Assim, começo a dar aula e sigo em frente com minha carreira no magistério”, declarou a licenciada.

A cada discurso proferido e a cada nome chamado para comparecer perante o vice-reitor para a outorga de grau, os familiares aplaudiam entusiasmados. Entre os convidados estava o senhor Luís Augustinho Batista, pai do agora profissional de Educação Física, Gilmar Cavalcante Batista. Carregador na feira do produtor de Coari, o senhor Augustinho não conteve a emoção ao testemunhar a vitória do filho. “Estou muito orgulhoso. Meus filhos têm oportunidades que eu não tive. Na minha época de jovem, esse acesso ao ensino superior era muito limitado, mas todos os meus cinco filhos vivem um tempo diferente e podem buscar o aperfeiçoamento dos estudos. Sempre incentivei isso”, afirmou ele. O filho quer prosseguir os estudos. "Agora, minha meta é fazer o Mestrado. Não quero parar de estudar", afirmou Gilmar Batista.

O presidente da solenidade, vice-reitor Hedinaldo Narciso Lima, enfatizou o empenho da Ufam no projeto de interiorização da Universidade. “A Ufam tem feito um esforço extraordinário para atingir a demanda do nosso estado. Fez da interiorização uma prioridade, seja na Educação a distância, seja na modalidade presencial. É a resposta que damos, como gestores, a nossas obrigações com a Instituição e com a sociedade. Vocês, diplomados, saem daqui com competências definidas e felicito a todos pelo esforço. É esse esforço que faz com que nossa Universidade se fortaleça cada vez mais. Parabéns a todos!”, discursou o vice-reitor.

O coordenador acadêmico do ISB-Coari, professor Adriano Guilherme, representou o diretor do Instituto na solenidade acadêmica. “Sabemos que no Brasil são poucos os graduados em relação a outros países e o projeto de interiorização é a oportunidade de os moradores das regiões mais esquecidas ou escondidas mostrarem para o resto do Brasil que, se até hoje não conseguiram atingir o nível de desenvolvimento do Sul e Sudeste, foi por falta de oportunidade. Podemos assegurar que nunca faltou competência. Prova disso é que nossos formados são muito bem capacitados. A interiorização vem para mudar paradigmas, a cultura, as pessoas, os seres humanos. Tenho muito orgulho de fazer parte da Ufam e todos vocês vão sempre poder dizer  que se formaram na Universidade Federal do Amazonas”.

O pró-reitor de Ensino e Graduação e coordenador do curso de Educação Física a distância, professor Lucídio Rocha, destacou o desafio da inovadora modalidade de Ensino. “Uma solenidade como essa é a prestação de contas do que a Universidade tem feito. Nos meu 26 anos de Universidade o projeto de Ensino a distância foi o mais desafiador com o qual me deparei. Após várias turmas formadas, percebo que o  diferencial no processo de formação não é a presença física, mas o comprometimento, a cumplicidade. Formamos pessoas contra a distância. Neste auditório, vejo pessoas que responderam com determinação ao rigor aplicado nas avaliações. Vocês estão prontos para começar a aprender, pois receberam formação para tal. Sigam confiantes para enfrentar novos desafios!” disse o pró-reitor e coordenador do curso de Educação Física a distância.

Compuseram a mesa de honra da solenidade acadêmica, presidida pelo vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, a Diretora do Instituto de Ciências Biológicas, professora Sônia Maria Carvalho; o coordenador acadêmico do ISB, professor Adriano Pereira Guilherme; a Pró-reitora de assuntos Comunitários, professora Kátia augusta Lopes; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas a distância, professora Maria Linda Flora de Novaes Benetton; o paraninfo da turma do curso de Ciências Biológicas, na modalidade a distância, professor Pedro Pereira Pires; o paraninfo do curso de Educação Física a distância, professor Régis Tribuzy Oliveira; o homenageado pela turma de Ciências Biológicas e tutor presencial, professor Carlos Ramon Brito e a homenageada pela turma de Educação Física, professora Elinete Melo de Souza.