Aluno do ICET retorna de intercâmbio na Espanha

Os anos de 2012 e 2013 ficarão marcados na memória de Alexandro da Silva Alves, estudante do 8º período do curso de Química Industrial. Foi nesse intervalo de tempo que ele cursou quase dois semestres na Universidad de Alicante, que fica na cidade de San Vicent del Raspeig, na Espanha, vivenciando uma oportunidade de aprendizado que, segundo ele, somou enriquecimento científico e cultural aos conteúdos de seu curso.

De volta ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET), Alexandro compartilhou com os colegas um pouco de sua experiência na Espanha. Ele contou que a primeira semana, tempo que ele teve para se adaptar ao novo lugar e idioma antes do início das aulas, foi a mais difícil,  mesmo tendo algum conhecimento de inglês e espanhol, “mas colegas e professores de Alicante foram muito gentis e atenciosos e ajudaram bastante”, garantiu. Alexandro também agradeceu apoio recebido do Brasil, sobretudo de amigos e parentes, que o incentivaram a prosseguir nos estudos e o ajudaram a superar as saudades da terra natal durante os meses de distância. E incentivou os colegas a intensificarem o estudo de uma língua estrangeira e participarem dos próximos processos seletivos do programa de intercâmbio.

Alexandro conta que o ambiente na Universidad de Alicante é bem diferente. “Existe um Campus Virtual onde tudo relacionado ao curso e comunicação entre alunos e professores encontra-se à disposição. Não posso esquecer-me de mencionar que os estudos são fora do normal, pois o sistema de avaliação assim exige, não é por acaso que existe uma enorme sala de estudos que funciona vinte e quatro horas”, lembrou.

O aluno relata ainda, que foi muito bem recebido na Espanha e recebeu ajuda de muitas pessoas. “A princípio os espanhóis são bem conservadores, mas conforme você convive dia-a-dia eles se tornam mais próximos e dispostos a ajudar como se nos conhecessem há anos”, comenta.

Concluir a graduação, seguir na pós-graduação e enveredar na carreira de funcionário público estão nos planos do futuro Químico Industrial. “Pretendo concluir meu curso, fazer mestrado (recebi até alguns convites para fazê-lo na Espanha) e entrar para a carreira pública, quem sabe na PETROBRÁS ou na Polícia Federal como perito”, revelou, encorajando os demais colegas. “Se você quer fazer intercâmbio esteja preparado para as oportunidades, pois elas não aparecem toda hora. Valorize os sacrifícios, pois, eles lhe farão ser mais valorizado. Hoje em dia são muitas as possibilidades, tenha coragem e mantenha-se focado que você alcança seus objetivos”, salientou.