Semana de Físico-Química promove novos conhecimentos

Com o tema “Nas Fronteiras da Físico-Química abrindo caminhos”, a I Semana de Físico-Química desperta para os fenômenos relacionados ao nosso cotidiano. O evento ocorre até sexta-feira, 26, no auditório da Faculdade de Direito (FD).

Na solenidade de abertura, o coordenador do Curso de Pós-Graduação em Química, professor Afonso Souza, disse que o evento é resultado da primeira Escola de Verão em Química, ocorrido em 2010, e que a ideia é criar uma cultura em torno da Escola para que a cada ano possam se discutir novas áreas de abrangência da físico-química. O coordenador declara ainda que, após a consolidação da Escola, será possível  manter um intercâmbio com outras Universidades brasileiras e com a de outros países, objetivando conquistar a juventude acadêmica, no sentido de melhor atuar no campo da pesquisa para o desenvolvimento de nossa sociedade.

Para o coordenador e integrante da comissão de organização do evento, a iniciativa contribui para o fortalecimento das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), atraindo alunos de graduação para os cursos de mestrado e doutorado. “Os minicursos oferecidos durante a Semana estão interrelacionados com as linhas de pesquisa do PPGQ o que, naturalmente, despertará o interesse dos alunos em prosseguir os estudos na pós-graduação”, comenta o professor.

O coordenador do evento, professor do Departamento de Química, Leandro Pocrifka, disse que o número expressivo de inscrições surpreendeu o corpo docente, o que demonstrou a seriedade dos alunos em participar intensamente da programação. “O aluno não deve perder a oportunidade de realizar os minicursos oferecidos durante a Semana, pois professores de destaque nacional ministram os minicursos que, consequentemente, trarão grandes benefícios, não somente na vida acadêmica como também na vida profissional”, disse.

Para a aluna do primeiro período do Curso de Química, Pâmela Burga, 18, ao compreender a importância de cada disciplina, será possível olhar com maior abrangência e transparência, dando um novo significado para a Química na vida cotidiana. “Tenho muita curiosidade em saber sobre os fenômenos que ocorrem no nosso dia a dia e isso têm despertado minha atenção para essa área de conhecimento”, comenta Pamela Burga.

Carlos Sérgio Ferreira, aluno de doutorado em Química (PPGQ) e colaborador do evento, disse que a físico-química tem muito a contribuir para a compreensão das especificidades da região amazônica. “A disciplina está voltada para o estudo da energia, por meio da Eletroquímica (células solares), desenvolvimento de novos materiais, dentre outros. A Amazônia é o lugar em que apresenta novos materiais e de coisas que ainda desconhecemos”, finaliza Carlos Ferreira.