ICOMP oferece sessões de musicalização para autistas

O Instituto de Computação (ICOMP) da UFAM oferece dez vagas para sessões de musicalização, com ênfase em violino para crianças e adolescentes autistas, com idades entre 6 e 15 anos. Os interessados devem enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., que selecionará, para entrevistas com a equipe do projeto, as dez primeiras crianças e/ou adolescentes interessados.

As entrevistas vão ocorrer nos dias 30 de julho (terça-feira) e 1º de agosto (quinta-feira), às 10h, com pais ou cuidadores das crianças e adolescentes para que sejam esclarecidos os objetivos do projeto e a metodologia a ser adotada durante as sessões.

Serão oferecidas uma turma pela manhã, das 10h às 11h, e outra à tarde, das 14h às 15h, às quintas-feiras. O início previsto é no dia 8 de agosto.

Projeto

Intitulado “Investigação em Tecnologia Assistiva voltada à Socialização de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais através da Musicalização em Ambientes Virtuais Imersivos”, o projeto de pesquisa é coordenado pela professora Thais Castro, do Instituto de Computação da Ufam,e tem financiamento aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Nas sessões, serão investigados métodos e técnicas de ensino de musicalização e violino, complementadas com práticas colaborativas em sistemas computacionais.

Ao final, os participantes aprenderão técnicas de violino, de colaboração e de socialização e a equipe do projeto refinará os sistemas computacionais de apoio à socialização através da música, resultando também na proposta de um método de ensino de violino.