Homenagem à professora Bernadete Andrade emociona durante lançamento de livro no Museu Amazônico

Organizado pela professora do Departamento de Artes Priscila Pinto, o livro “Bernadete Andrade: por entre pinturas e cidades imaginárias” foi lançado na última sexta-feira (19) reunindo familiares, amigos, artistas e a comunidade acadêmica da UFAM para prestigiar a obra e relembrar “Berna”, como é carinhosamente conhecida.

Resultado de uma parceria entre a Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA) e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), a obra que homenageia Bernadete Andrade é uma compilação de parte da sua rica produção artística. Priscila Pinto, que foi aluna e conviveu de perto com a professora, organizou o livro em três partes: a primeira reúne relatos de Bernadete escritos pela própria Priscila. A segunda parte traz palavras da artista e por fim, depoimentos de outros artistas sobre a mesma.

A obra nasceu do projeto Oficina das Artes da EDUA,  onde é publicada a obra de cada artista e o mesmo tem a liberdade de escolher seu organizador. Em 2004, a própria Bernadete Andrade convidou Priscila para ser a organizadora do seu livro. Durante dois anos, as duas desenvolveram o corpo do livro juntas, porém, por ocasião de seu falecimento em 2007, Bernadete não acompanhou a finalização.

"O artista não morre ele fica através da sua arte. A importância desse livro é o registro. As novas gerações poderão acompanhar o trabalho da Berna", comenta Priscila.

A reitora da Ufam, professora Márcia Perales, iniciou a cerimônia falando sobre a importância do legado de Berna: “Sempre com uma preocupação muito grande em fazer da arte e da cultura um instrumento de exercício de cidadania. Esse livro é uma forma de eternizar sua presença. A Universidade deve fazer isso com muito orgulho, mas entendendo principalmente que faz parte da sua missão: contribuir para que esse legado seja socializado”, discursou.

Outro momento de emoção foi a homenagem do professor Cyrino Bessa, que declamou uma poesia in memoriam de sua autoria e acompanhado pelo violão do maestro Adelson Santos. A apresentação cultural que antecedeu a sessão de autógrafos ficou por conta do maestro Adelson, da violinista Jéssica Oliveira e da cantora Karine Aguiar.

A escolha do Museu Amazônico para o lançamento do livro tem um destaque: Bernadete Andrade, além de ter sido diretora da Divisão de Difusão Cultural do Museu, deixou sua marca através de uma intervenção mural que pintou juntamente com Priscila Pinto, organizadora do livro. "A Bernadete faz parte viva desse lugar. Com Priscila pintou o grafismo indígena, a intervenção mural que também está no livro. Mais do que receber a homenagem de lançar o livro dela aqui é o momento de reviver a experiência dela no Museu Amazônico, onde arte e ciência andam juntos, porque Berna fala de arte a partir de uma cosmologia", ressalta Maria Helena Ortolan, diretora do Museu Amazônico.

Também se fizeram presentes no evento o atual predisente da Academia Amazonense de Letras, Arlindo Porto, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Márcia Calderi, o ex-prefeito de Manaus, Serafim Correa, a diretora da EDUA, Célia Barbalho, e os escritores Thiago de Melo e Márcio Souza e Deise Lucy (INCT Brasil Plural).

Sobre a artista

"Abnegação, determinação e intransigência são algumas das virtudes que, frente aos princípios da condição humana, definem os traços incontestes da personalidade de Bernadete Andrade, a Berna. O forte caráter, permeado de singela e aguerrida solidariedade ganha contorno especial, sobretudo, quando no enfrentamento das questões de ordem educacionais e sociopolíticas. Nada a deixava abater, principalmente em se tratando de reivindicar situações em prol de uma educação pública, democrática e de qualidade. A súmula do currículo e a história de vida podem testemunhar esses compromissos por ela sempre assumidos", destaca magela de Andrade, irmã da homenageada.

Bernadete Andrade formou-se em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Pernambuco e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas. Concluiu mestrado em Arquitetura e Urbanismo e doutorado em Estruturas Ambientais e Urbanismo pela USP. Atuou como professora na UFAM e superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Foi também coordenadora do Departamento de Arte e Educação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED)ma gestão do então prefeito Serafim Correa e consultora do Centro de Formação, DEsenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as redes públicas de ensino (CEFORT/UFAM) sob a coordenação geral do professor Luiz Carlos Cerquinho de Brito.