Professora da USP diz que “corrupção é um fenômeno onipresente” no Seminário de Direito

Seminário Direito Penal Internacional e Sequestro, ocorrido na terça e na quarta-feira, 16 e 17, na Faculdade de Direito, teve a apresentação de trabalhos dos alunos do curso de Direito, do Projeto Jovens Talentos, e as palestras das professoras Ana Elisa Bechara, da Universidade de São Paulo, e Ana Isabel Pérez Cepeda, da Universidade de Salamanca, Espanha.

Com o tema “Política criminal brasileira no controle da corrupção: internacionalização, transformações e harmonização” a professora da USP proferiu palestra, na terça-feira, 16, para um público composto por estudantes, professores da Faculdade de Direito e da comunidade acadêmica em geral.

Inicialmente, ela apresentou uma conceituação da corrupção. Em seguida, trabalhou o assunto como fenômeno cultural ínsito à sociedade brasileira e descreveu  as características da corrupção nos períodos da Colônia e do Império. Descartou que a corrupção esteja impregnada na genética do povo,embora bastante presente no processo histórico do Brasil. Historicamente o Estado é patrimonialista. O efeito disso são a corrupção e o nepotismo como elementos do modelo de administração. A finalidade básica do Estado, de defender a coisa pública, não existe em decorrência de interesses individuais. “A corrupção é um fenômeno onipresente. A consequência é o aumento da desigualdade na participação da sociedade”.

A palestrante também destacou a apresentação dos trabalhos dos alunos do curso de Direito e considerou espetacular o contato com os mesmos “Estou satisfeita de estar aqui em Manaus e falando para um público jovem que demonstra interesse em participar de eventos com reflexões tão abrangentes”.

A coordenadora do Seminário, professora Dorinethe Bentes, disse que o evento foi organizado pelos alunos do curso de Direito, participantes do Programa Jovens talentos da Capes com o objetivo de  apresentar os trabalhos desenvolvidos por eles . Dois estudantes apresentaram suas pesquisas e  três  na quarta-feira, 17. Ao todo, dez estudantes do curso de Direito receberam uma bolsa de R$ 400,00 para desenvolverem  pesquisas.

A estudante Isabelle Queiroz de Lima se disse satisfeita com a realização do Seminário e ressaltou que as palestras são muito importantes porque acrescentam conhecimentos para todos. "Acho importante a troca de conhecimento, pois agrega muitas informações à nossa formação acadêmica", declarou a estudante.

A coordenação do evento foi dos professores da Faculdade de Direito, Dorinethe Bentes e Adriano Fernandes Ferreira.