Oficina de ecobijuartes une conceitos artísticos e preservação do meio ambiente

Professora Lilia Valessa, ao centro, de péProfessora Lilia Valessa, ao centro, de pé

A partir de releituras de obras de Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi, participantes da Oficina de Ecobijuartes desenvolvem peças com materiais reutilizáveis. O evento teve início na tarde desta quarta-feira, 17, e é promovido pelo Departamento de Artes, por meio do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE).

Coordenada pela professora do curso de Artes Visuais, Lilia Valessa Mendonça, a Oficina de Ecobijuartes conta ainda com a atuação de dois monitores, os estudantes do curso de Artes Visuais Jéssica Janes (3º período) e Roberto Kise (8º período). Para a professora, a realização do evento possui dupla finalidade: ensinar as técnicas artísticas e proporcionar uma fonte de renda para os membros da oficina. “Há o interesse pelo desenvolvimento de bijuterias como uma forma de aprendizagem de técnicas e também como uma forma de aquisição de renda”, declara.

De acordo com a professora Lilia, os acadêmicos que participam do Pace adquirem maior propriedade acerca dos conceitos estudados em sala. “É um grande aprendizado que eles poderão transmitir aos alunos deles. Experiências como essa dão uma boa oportunidade de vivência profissional”, afirma a coordenadora.

Trabalhando com técnicas de artesanato como a papietagem, o uso de materiais reutilizáveis e a colagem, os participantes elaboram suas peças destacando elementos presentes na obra dos dois artistas plásticos. Um exemplo foi o par de brincos da monitora Jéssica Janes, no qual a estudante incluiu as bandeirinhas de Alfredo Volpi. Segundo ela, o assessório agradou bastante. “Eu faço ecobijuterias. Eu fiz os brincos e usei na festa da minha filha e todos me perguntavam onde eu os havia comprado”, comenta satisfeita.

Para Jéssica, o professor de Artes necessita adquirir formas simples e práticas de transmissão dos conceitos da disciplina. “Nós sabemos que o ensino das artes requer um custo elevado, então, dentro do nosso curso, nós aprendemos como trabalhar com os nossos futuros alunos utilizando recursos acessíveis como os materiais reutilizáveis”, destaca.

Estudante do 5º período do curso de Artes Visuais, Mariane Mendonça alista dois motivos pelos quais quis participar da Oficina: “É importante conhecer os conceitos artísticos utilizados para fazer as peças. E considero interessante também o reaproveitamento de material presente na ecobijuteria, o que a torna acessível a todos”, diz.

Para mostrar o que aprendeu, Mariane apresenta o esboço do conjunto de bijuterias que desenhou com base na obra de Tarsila do Amaral. “Eu trabalhei com a cor que ela utiliza bastante, que é a laranja, e com um elemento do desenho dela que é o olho da Cuca”, revela a estudante se referindo à pintura de 1924.