Marcelo Gleiser ministra palestra inédita na UFAM e atrai público de mais de 800 pessoas

A UFAM recebeu um dos cientistas brasileiros de maior renome na área da Astronomia e da Física. Marcelo Gleiser proferiu a palestra “Ciência e Sociedade”, inédita em Manaus, numa parceria com a Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas – SECTI AM. O evento faz parte das comemorações dos 10 anos da FAPEAM e foi realizada no Eulálio Chaves nesta segunda-feira (15).

Marcelo Gleiser é professor na Dartmouth College nos EUA, além de colunista do jornal Folha de S. Paulo e vencedor do Prêmio Jabuti em 1998 e 2002. Na palestra proferida, abordou desde as características das estrelas e galáxias até hipóteses sobre a vida em outros planetas e contou com um público de mais de 800 pessoas.

Apesar da aparente complexidade do assunto, o público, composto por professores e alunos da UFAM e de outras instituições, manteve-se atento ao discurso do renomado cientista. “Foi realmente bem interessante. O professor explicou os conceitos básicos da astronomia de forma que mesmo aqueles que nunca tiveram contato com essa área poderiam entender bem. Sem dúvida ajudou a desmistificar um pouco a pesquisa científica”, comentou o estudante Carlos Peres.

Em sua primeira visita a Manaus, Marcelo Gleiser analisou a Região sob o ponto de vista dos estudos astronômicos: “Para observações telescópicas, a Amazônia talvez não seja um lugar muito bom, pois a umidade distorce as imagens. Mas telescópios não são obrigatoriamente necessários para se fazer astronomia hoje em dia. Os pesquisadores da Amazônia podem desfrutar da astronomia vista em outros pontos, como através dos observatórios chilenos”, disse.

Gleiser ressaltou também a importância da região para a ciência. “A Amazônia é uma preciosidade do planeta, principalmente pela riqueza e biodiversidade. É um laboratório de vida que precisa ser estudado com muito carinho para que saibamos preservá-la da melhor maneira possível”, afirmou.

Conhecido principalmente por seu papel expressivo na divulgação da ciência, o cientista atraiu até mesmo pessoas que ainda não atuam na área. Esse é o caso de João Victor Pereira, de 11 anos, que conheceu o trabalho de Gleiser e desde então é um entusiasta da ciência. “Para mim, encontrá-lo na UFAM é uma oportunidade única e ficar em casa não era uma opção. Eu tinha de vir e conhecer o Marcelo Gleiser. Sou fã dele desde o início desse ano quando comecei a ler o livro A Dança do Universo”, comentou.

Após responder perguntas do público, o professor finalizou destacando a importância da divulgação científica no Brasil: “Nos EUA, onde moro, tem muita gente que faz o que eu faço. Aqui não. Isso me deixa feliz, porque eu sinto que tenho um papel importante na divulgação de ciência pelo país. É ótimo porque percebo que isso tem incentivado outros a fazerem o mesmo”, finalizou.