Mais de 800 estudantes participam da X edição do Festival Folclórico da UFAM

Apresentações culturais, barracas com comidas típicas de vários estados brasileiros e muita animação marcaram o X Festival Folclórico da UFAM. Promovido pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun) em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e com os Centros Acadêmicos, o evento ocorreu nesta sexta-feira (12), na quadra da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Setor Sul do Campus universitário. Esta edição teve como tema “O Brasil de Todos os Ritmos” e objetivou difundir a cultura dos estados brasileiros através da apresentação de danças; da eleição do rei da rainha do Festival e da venda de comidas típicas pelos Centros Acadêmicos.

A Pró-reitora de Assuntos Comunitários, professora Kathya Augusta Thomé Lopes, destaca o sucesso do evento cultural. “Tivemos uma festa rica em apresentações culturais e em animação. Fui a todas as barracas que representavam os estados brasileiros e percebi o empenho dos estudantes em ornamenta-las da melhor maneira possível e a preocupação em mostrar, em detalhes, como o estado que eles estavam representando no Festival se expressa na culinária, na maneira de vestir e dançar. Aproveito para parabenizar o Daniel e sua equipe da Diretoria de Apoio ao Estudante e todos os Centros Acadêmicos que juntaram esforços que levou a essa festa maravilhosa”, comentou a Pró-reitora.

O diretor do Departamento de Apoio ao Estudante (DAEST), Daniel Castro, também aproveitou para destacar a dedicação dos estudantes. "Foram sorteados estados brasileiros para os Centros Acadêmicos e cada um deles trabalhou muito para que este Festival fosse tão grandioso. O DAEST deu o apoio institucional, mas sem esse entusiasmo dos universitários não teríamos um evento tão rico e expressivo”, destacou o diretor.

O Festival Folclórico revelou talentos. A acadêmica do terceiro período de Relações Públicas, Agda Carolina Sales, atuou como apresentadora das atrações culturais, juntamente com Leandro Leite, sétimo período de Relações Públicas. Ela destaca que esta é mais uma experiência marcante que vive dentro da Ufam, a qual confirma a vocação dela para a área de Comunicação. “Organizar um evento desse porte é muita responsabilidade e apresentá-lo é uma honra. Estou muito feliz. Gostei muito de participar e, principalmente, de perceber que o evento foi bem-sucedido. Mais de 800 pessoas vieram à quadra da Faculdade de Educação Física para se divertir”, declarou a estudante, que também está na comissão organizadora do Intercom Nacional, programado para o mês de setembro na Ufam.

Conheça os campeões do X Festival Folclórico da Ufam

Os professores do Departamento de Artes da Universidade Lilia Valessa Mendonça (Artes Visuais); Edna Andrade Soares (Música) e José Mário Silva de Oliveira (Artes Visuais) atuaram como jurados do Festival. Eles avaliaram os critérios "ornamentação de barraca", "apresentação cultural" e "rei e rainha caipira". O curso de Química obteve o primeiro lugar; Pedagogia garantiu a segunda posição e Comunicação Social ficou com o terceiro lugar.

Confira algumas fotos do evento

Equipe Procomun/ Daest prestigiando o FestivalEquipe Procomun/ Daest prestigiando o Festival