Estudantes falam sobre aprovação no Programa Jovens Talentos

Na última terça-feira, dia 9 de julho, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou lista com o nome dos aprovados no Programa Jovens Talentos, destinado a estudantes de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de inseri-los, precocemente, no meio técnico-científico.

Apesar do pouco tempo na Universidade, alguns dos selecionados já demonstram interesse pela área científica. É o caso da aluna do 1º período do Curso de Engenharia de Petróleo e Gás, Luciana de Sousa, que já participava de projetos da área de ciência e tecnologia quando estudava na Fundação Nokia de Ensino, em Manaus.

"Como eu já havia participado de um projeto desses no Ensino Médio, resolvi fazer a prova e concorrer à bolsa. Fui motivada também por alguns amigos meus que estudam aqui na Ufam e que participam do PIBIC, PIBIC Jr., PIBID, etc.. Isso vai ser um incremento muito interessante na minha formação", comentou.

Estudantes na biblioteca da Faculdade de Tecnologia (FT) da Ufam, setor NorteEstudantes na biblioteca da Faculdade de Tecnologia (FT) da Ufam, setor NorteAo contrário de Luciana, o estudante de Letras (Japonês), Eduardo Almeida, ainda não havia participado de projetos de iniciação científica, mas já tem em mente o que pretende desenvolver durante os 12 meses de vigência do Programa.

"Tenho algumas ideias relacionadas à sustentabilidade. Espero poder criar algum projeto que possa aproveitar a água da chuva ou a luz solar, tendo em vista que nossa Região não carece de tais recursos", disse.  "Projetos que contribuem com a responsabilidade social dos acadêmicos e que visem a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente surgem e podem ser implementados no cotidiano por nós, estudantes", finalizou.

André Oliveira, aluno do 1º período do Curso de Direito, também não passou por esse tipo de experiência no segundo grau. Contudo, vê no programa a possibilidade de aplicar "o empenho e vontade presentes em todo calouro". Para ele, a experiência vai trazer consequências positivas. "A oportunidade de participar ativamente na área de pesquisa tem várias consequências positivas, tanto para quem faz, quanto para o público interessado. Por isso, fiz um esforço enorme para sair da rotina de férias e realizar a avaliação no dia previsto", afirma.

Orientações

Chefe do Departamento de Programas Acadêmicos (DPA), professor Adilson HaraChefe do Departamento de Programas Acadêmicos (DPA), professor Adilson HaraJunto com a divulgação dos nomes dos aprovados no Programa Jovens Talentos da CAPES, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Ufam divulgou documento que orienta os estudantes selecionados a procurarem os coordenadores de seus cursos para que os mesmos sejam encaminhados aos professores pesquisadores/coordenadores e sejam inseridos em projetos técnicos-científicos.

Para que integre o Sistema de Bolsa CAPES - Jovens Talentos, cujo valor é de R$ 400,00, o acadêmico deve ser inserido em projetos devidamente aprovados/registrados na PROPESP/PROEXTI/PROEG/CNPQ/FAPEAM/CAPES ou em outra instituição de fomento, apresentar declaração (anexo Ide um professor se dispondo a orientá-lo e apresentar o termo de compromisso (anexo II) assinado pelo aluno bolsista e pelo orientador.

Para implementação da bolsa no Sistema da CAPES, serão aceitos até três alunos por projeto ou orientador. Os selecionados devem preencher Formulário de Cadastro (anexo III) e apresentar cópia da identidade, CPF e do comprovante de matrícula.

"A expectativa é de que este conjunto de estudantes se prepare para ingressar, nos anos subsequentes, nos seguintes programas da Capes: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Iniciação Cientifica do CNPq e no Programa Ciência sem Fronteiras", disse o chefe do Departamento de Programas Acadêmicos (DPA), vinculado a PROEG, professor Adilson Hara.

Em anexo, documento com o nome dos alunos aprovados pela Ufam e documento com orientações a eles.