Capes seleciona alunos do curso de Língua e Literatura Francesa para graduação sanduíche

O Programa de Licenciaturas Internacionais PLI França/Ufam da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vai levar cinco alunos do curso de Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para realizar a graduação sanduíche na Universidade de Paris-Sorbonne.

O programa tem a finalidade de selecionar projetos de parcerias universitárias visando à diversificação curricular dos cursos de licenciaturas do Brasil e tem como prioridades a elevação da qualidade; a melhoria do ensino e a formação de professores para a educação básica, além de ampliar as oportunidades de formação em licenciaturas por meio da dupla diplomação de estudantes brasileiros.

A Ufam participa do programa através do projeto “PLI - Formação de Discentes de Língua e Literatura Francesa”, do Departamento de Língua Estrangeira, aprovado pela Capes. De acordo com coordenador do programa na Ufam, professor Herbert Luiz Braga Ferreira, os alunos  testaram os conhecimentos em quatro habilidades específicas. "A graduação sanduíche é a oportunidade para nossos acadêmicos impulsionem seus estudos,  vivenciem a cultura francesa e, ao mesmo tempo,  consolidem a Ufam no circuito acadêmico internacional".

Os alunos do programa PLI França/Ufam receberão da Capes ajuda de custo previsto no programa que inclui benefícios como bolsas de estudos; auxílio - instalação; seguro - saúde; auxílio deslocamento; diárias internacionais; verba de custeio de até R$ 10 mil por ano de projeto e verba para participação em eventos científicos no país  e no exterior.

A viagem para a França está prevista para o próximo domingo, 14 de julho Após 24 meses, os alunos retomam a graduação na Ufam.