Projeto “Escola de Matemática Básica” encerra as atividades do primeiro semestre

Atividades do segundo semestre iniciam no próximo dia 31 de agosto

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Com informações do Departamento de Matemática

Encerraram no último sábado, 29, as atividades do primeiro semestre de 2019 do projeto “Escola de Matemática Básica”.

Cerca de 120 alunos do ensino básico (6º ao 9º ano e 3º ano do Ensino Médio), distribuídos em 5 turmas, participaram desta etapa do projeto.

Ação do Departamento de Matemática da UFAM, o projeto é coordenado pelo professor Dr. Francisco Eteval da Silva Feitosa e conta com a participação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática Matutino, matriculados nas disciplinas de Laboratório de Ensino de Matemática I, Instrumentação do Ensino de Matemática I e Laboratório de Ensino de Matemática III (sob a responsabilidade do professor Gabriel Araújo de Sousa).

Métodos de ensino na prática

A Escola de Matemática Básica serviu como um espaço onde os licenciandos puderam colocar em prática os conhecimentos técnico-científicos e métodos de ensino, além de desenvolver um novo olhar acerca do ensino da matemática no nível básico, vez que se depararam com diversas situações que encontrarão durante a vida profissional, como por exemplo, alunos com dificuldades extremas em tabuada, alunos com necessidades especiais e alunos com problemas comportamentais.

O projeto permitiu colocar os alunos diante destas situações desde o 1º período do curso e foram orientados pelo professor a buscar mecanismos para superar tais dificuldades. “Com certeza estas experiências contribuirão para a formação de um professor de Matemática muito mais capacitado para enfrentar os desafios de uma sala de aula no ensino básico”, afirmou o professor Francisco Eteval da Silva Feitosa.

Trabalho social

Para o coordenador, além de o projeto contribuir para a formação inicial dos futuros professores de Matemática, a Escola de Matemática Básica realiza um importante trabalho social.  “As atividades são voltadas, exclusivamente, para alunos da rede pública, cujos pais, muitas vezes, não têm condições de pagar por uma aula de reforço para o filho. Muitos pais relatam que o curso é bastante proveitoso por melhorar significativamente as notas dos filhos na disciplina. A nossa sensação é de missão cumprida nesse semestre”, declarou o coordenador.

As atividades do projeto retornam no próximo dia 31 de agosto de 2019.