Finalistas do curso de Jornalismo do ICSEZ são premiados no Intercom Norte

Durante a premiação, realizada na solenidade de encerramento do principal congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte, a reportagem “Lúcio: o artista sem mãos que encanta a arte” foi considerada a melhor na categoria Telejornalismo pelos jurados do evento científico

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Foram três dias de troca de experiências profissionais, palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos. De 24 a 26 de junho, o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Ufam), unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas no município de Parintins, recebeu o evento mais expressivo de comunicação da região Norte do país: o Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte, o Intercom Norte.

A décima oitava edição do Congresso teve como tema central os “Fluxos comunicacionais e crise da Democracia”. Com 14 trabalhos premiados, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi a instituição que conseguiu mais premiações no evento e o ICSEZ, a unidade acadêmica anfitriã, destacou-se  ao obter o prêmio de melhor reportagem em Telejornalismo do Congresso com a reportagem “Lúcio: o artista sem mãos que encanta a arte”.

Premiação

De autoria dos alunos José Brilhante, Diego Valente e Renan Mota, todos do último período do curso de Jornalismo do ICSEZ, a matéria concorreu com a reportagem Amazônia Urbana – Grafitti Manaus, produzida pelos alunos da Faculdade Boas Novas.

Desafios

Diego Valente de Souza foi o produtor da matéria sobre os desafios da vida do artista plástico Lúcio Santarém. “No trabalho, mostramos o talento do artista visual Lúcio Santarém que, mesmo com deficiência física, encontrou na pintura o sentido para a vida dele. Foi muito bom fazer esse trabalho com meus colegas por mostrar alguém, assim como eu, com deficiência, diversas limitações e ainda assim não desiste”, afirmou o estudante, que tem deficiência motora.

Dedicatórias

O repórter da matéria, José Alves Brilhante, dedicou a conquista ao orientador do trabalho e ao entrevistado. “Dedico essa conquista ao nosso professor Carlos Monteiro e ao Lúcio Santarém, que contou aspectos da vida particular dele para que pudéssemos realizar a matéria. Sem essa confiança, não teríamos ido longe. Ser artista já é difícil. Imagina ser artista sem as mãos. Mostramos que tudo é possível, dependendo da dedicação, do esforço”, declarou o estudante.

Expectativa

Feliz com a conquista regional, Renan Mota agora deseja a premiação na edição do Intercom nacional. “Nós nos doamos muito para esse trabalho, o que exigiu bastante dedicação e organização. Não imaginávamos que ganharíamos um prêmio tão importante e agora vamos levar esse trabalho para a edição nacional do Intercom, que será em Belém e contamos ganhar também lá”, afirmou.

Inclusão e Acessibilidade

A coordenadora do Núcleo de Acessibilidade em Parintins, professora Mariana Paris, ressaltou que o trabalho desenvolvido pelos alunos contribui para promover um espaço que eles possibilitam sanar dificuldades como uso da tecnologia ou língua. “Com o Renan como monitor de sala e a Lara como acompanhante direta do Diego foi possível criar um espaço para mediar essas lacunas. Uma vez sanadas as dificuldades, ele teve uma melhor condição de desenvolvimento com espaço adequado de trabalho, material e equipamentos. Outro ponto que o trabalho de inclusão fez foi uma modificação consistente na percepção dos professores em relação a esses alunos. Muitos viam a presença deles como algo limitante e hoje o corpo docente começa a enxergar isso como uma possibilidade de desenvolvimento”, comentou a docente.

O presidente da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Amazonas, administrador Everaldo Oliveira Mesquita, ressalta a importância do trabalho realizado em Parintins. “A divulgação desse trabalho é relevante para que as pessoas tenham a noção exata do que é a inclusão e acessibilidade. Esse é um tema recente e que na maioria das vezes, as pessoas fazem uma leitura errada do que é incluir.  Não basta construir uma rampa é preciso oferecer oportunidade para os alunos mostrarem o seu talento, a sua capacidade. Acessibilidade é tornar possível. Nós temos trabalhado para que a Ufam acolha de forma adequada e possa atender essas pessoas que têm um talento enorme e que na ausência de estrutura não conseguem desenvolver”, declarou.

Edição bem-sucedida

Um dos coordenadores do Intercom Norte, o professor Carlos Monteiro parabenizou os alunos pela conquista da premiação para o ICSEZ e destacou o sucesso da realização do principal congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte no município de Parintins. “Essa matéria foi desenvolvida no semestre passado dentro de um dos Programas de Atividade Curricular de Extensão (Pace) que coordeno aqui no ICSEZ. As matérias sempre são atreladas à disciplina de Telejornalismo I. Tínhamos várias matérias para submeter ao Intercom Norte, mas escolhi essa em função do grande esforço dos alunos para realizá-la, a despeito dos poucos recursos e equipamentos para Telejornalismo que temos no ICSEZ, mas o que importa é que esses três alunos são bastante integrados, trabalham muito bem juntos e conseguiram passar a mensagem com o viés social de forma positiva. Isso demonstra que é possível produzir conteúdo de interesse social com muita qualidade”, elogiou o docente.

O coordenador também avaliou como bem-sucedida a realização do Intercom Norte no interior do Estado. “Pela primeira vez o interior do Estado do Amazonas recebeu a edição regional do Intercom. Foi muito desafiador realizar o Congresso aqui em Parintins, mas foi um evento muito bem-sucedido. Desejo registrar que contamos com o apoio da Intercom e da Assessoria de Comunicação da nossa Universidade, os quais foram muito importantes para o sucesso do trabalho”, destacou.