Delegação de universidade chinesa visita Ufam

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucional (ARII) recebeu nesta terça-feira, 25, delegação chinesa formada por diretos da Universidade Normal de Ciências e Tecnologia da província de Jiangxi, localizada em Nachang, na China. A visita foi para estreitar futuras parcerias em diversas áreas acadêmicas de interesses das instituições.

Um grupo de diretores da Universidade Normal de Ciências e Tecnologia da província de Jiangxi, na China, foram recepcionados nesta terça-feira, pelo vice-reitor da Ufam, Jacob Moysés Cohen, e pela assessora de Relações Internacionais e Interinstitucional, professora Lêda Brasil. O grupo veio a Manaus conhecer a Amazônia e queria visitar o Campus e reunir com dirigentes da Instituição. A visita foi para estreitar futuras parcerias acadêmicas em áreas como Química, Engenharia de Pesca, clima, intercâmbio de estudantes e professores, Artes, entre outras.

Os membros da delegação expuseram o interesse em firmar parcerias com a Ufam e relataram algumas características e configuração administrativa da instituição chinesa. A delegação teve a participação do presidente da Universidade, senhor Zuo Heping, da diretora do Escritório de Intercâmbio e Cooperação Internacional, Huang Jiaozhen, do reitor da Escola de Belas-Artes, Zhi Lin, do diretor do Departamento de Assuntos Estudantis, Liu Biao, do reitor da Escola de Negócios, Wu Guanghua e da secretária do Partido Comunista da China, da área de Educação e Escola, senhora Xu Yan.

O vice-reitor da Ufam deu boas-vindas ao grupo e destacou que a Instituição tem como política, estreitar relações internacionais com outras universidades. “A Universidade tem como meta, estreitar relações com instituições internacionais para troca de conhecimento. Queremos que nossos estudantes tenham a possibilidade de estudar em universidades estrangeiras para ter uma formação mais ampla nas mais diversas áreas”, afirmou o vice-reitor, Jacob Cohen.

A assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Lêda Brasil, destacou a importância de parcerias com instituições internacionais de ensino e a satisfação de receber os dirigentes da universidade chinesa. “Temos interesse em parcerias que envolvam o idioma, mas também estamos abertos em promover parcerias em outras áreas. A Ufam é uma referência na região com inúmeras áreas em destaque. Isso tem despertado o interesse dessas universidades em nos procurar. Estamos empenhados em firmar acordos de troca de conhecimento e intercâmbio. Ficamos felizes com a visita e queremos ampliar as relações”, destacou a assessora Leda Brasil.