CED comemora bom desempenho na avaliação do INEP/MEC

O Centro de Educação a Distância (CED) da UFAM teve sua qualidade educativa mais uma vez reconhecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)/MEC. Depois de o bacharelado em Administração na modalidade a distância alcançar o conceito 4 na avaliação, que estabelece notas de 1 a 5, chegou a vez do curso de Ciências Biológicas demonstrar excelente desempenho na modalidade.

Ciências Biológicas foi o primeiro curso a distância ofertado pela UFAM. Teve início antes da criação do CED. Atualmente, o curso é ofertado em 7 polos: Manaus, Itacoatiara, Parintins, Coari, Humaitá, Benjamin Constant e São Gabriel da Cachoeira. Por sorteio, os polos de Manaus e Coari foram avaliados e obtiveram a nota 4.

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas na modalidade a distância, professora Maria Linda de Novaes Benetton, diz que a nota é um reconhecimento à dedicação de toda a equipe envolvida e aos resultados obtidos. “Com nosso trabalho, possibilitamos formação com qualidade a alunos que não teriam acesso a cursos na modalidade presencial. Nossos discentes participam de trabalhos de iniciação científica; de projetos de Extensão e saem preparados para os processos seletivos de  pós-graduação e concursos públicos. Isso é um indicador muito forte de que a modalidade a distância forma alunos com sólidos conhecimentos” destaca a coordenadora.

Ela anunciou, ainda, a realização de um workshop no mês de maio para encerrar as atividades da turma atual. “A data ainda não foi definida, mas já convidamos vários pesquisadores para debater questões inerentes à educação a distância, uma modalidade de ensino que veio para ficar,” antecipou Benetton.

Para o Diretor do Centro de Educação a distância da UFAM, professor Gabriel Albuquerque, a severidade e o compromisso com o trabalho é que tem gerado resultados tão bons nas avaliações feitas pelo INEP/MEC. “Essa nota designa a excelência do corpo docente, do material didático, a qualidade da coordenadoria, a avaliação dos tutores presenciais e a distância, levando-se em conta a opinião dos alunos que foram entrevistados pela comissão avaliadora. Para alcançarmos esse conceito, há toda uma estratégia de acompanhamento para que os cursos funcionem perfeitamente”.

Ele detalha a estratégia de acompanhamento institucional dos cursos na modalidade a distância. “Na UFAM, há uma série de instâncias envolvidas. A primeira delas é o Centro de Educação a Distância, que congrega a maior parte das atividades em EaD; as unidades acadêmicas; a PROEG, com sua equipe incansável, como também os colegas que acompanham o processo de credenciamento e avaliação de cursos dentro da Pró-Reitoria de Planejamento. Demonstramos pra nós mesmos que temos autonomia para produzir, para criar, para pensar a modalidade a distância. O projeto é gestado completamente dentro da Universidade Federal do Amazonas”declarou o Diretor do CED.