Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é tema de encontro na Ufam

Evento é coordenado pela Faculdade de Educação e visa a formação continuada de professores alfabetizadores

Por Ismael dos Santos (Equipe Ascom) e Ana Célia Ossame

Será no próximo dia 30 de novembro, quinta-feira, a partir das 8h30, a abertura da formação continuada para os profissionais que atuam do 1º ao 3º ano do ensino fundamental no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2017.O evento será no Auditório Eulálio Chaves, no Campus Universitário da Ufam, na Avenida General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, no Coroado.  

Sob a coordenação do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (Cefort), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade do Amazonas (Faced), o PNAIC 2017 tem como foco o direito da criança ser alfabetizada e vai abranger os 62 municípios amazonenses.

Na abertura estarão 700 formadores e coordenadores que atuarão nos municípios na formação de professores alfabetizadores.

O PNAIC foi lançado pelo Ministério da Educação em 2012, com o objetivo de mudar a situação da alfabetização tardia no Brasil, incluindo para isso os municípios, Distrito Federal, estados e governo federal.

 O objetivo do pacto é alfabetizar em Português, Matemática e Ciências Humanas e da Natureza todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O programa apoia as escolas públicas em diferentes necessidades: formação continuada de professores alfabetizadores, com cursos presenciais. Também distribui gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais como jogos.

Resultados

 A coordenadora do PNAIC, professora Zeina Thomé, explica que entre os principais resultados do PNAIC no Estado, destaca-se o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, que passou de 3,0 em 2013 para 3,5 em 2015.

De acordo com ela, o Amazonas e Pernambuco foram únicos Estados brasileiros que cresceram em todos os níveis do Ideb 2015 tanto nos anos iniciais e finais do ensino fundamental quanto no ensino médio.

Em âmbito municipal, Manaus também teve bom desempenho, atingindo a nota  4,3 nos Anos Finais. O resultado foi superior a meta de 3,8 determinada pelo Ministério da Educação (MEC) para a capital amazonense. A projeção do MEC era que a rede alcançasse esse resultado apenas em 2019. Nesta faixa, a maioria das unidades da Federação ficou abaixo do esperado. Apenas os estados de Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Ceará e Goiás conseguiram bons resultados.

Informações: Cefort 3305-1181 – Ramal 2010

Fórum de Reitores da Região Norte

Inicia oitava edição do Fórum de Reitores da Região Norte Desafios da pós-graduação e financiamento das Universidades Federais da Região Norte para o exercício de 2018 estão entre os temas abordados durante o encontro. Espaço permanente de debates, reflexões e ações com vistas ao fortalecimento das Instituições Federais de Ensino, o Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino da Região Norte chega à oitava edição. A cerimônia de abertura foi realizada na manhã desta terça-feira, 14, no Gabinete da Reitoria da Ufam. Durante a abertura do evento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou ........ O vice-reitor, professor Jacob Cohen ressaltou ........ O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), professor Emmanuel Zagury Tourinho, nosso grande desafio é uma internet de qualidade.......... Reiterou, também, a importância do portal de periódicos da Capes ................................ Foi a ênfase do pronunciamento do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES Norte), professor Jefferson Fernandes do Nascimento. "...........", declarou ele. Após os discursos, teve início a Mesa Redonda "Desafios da Pós-graduação na Região Norte", a qual foi mediada pela professora Eliane Superti, da Universidade Federal do Amapá ( UNIFAP). A programação contou com apresentações do presidente substituto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor Geraldo Nunes Sobrinho e do professor Renato Francês, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESPA). Durante sua explanação, o professor Geraldo Nunes Sobrinho fez considerações acerca do cenário de escassez econômica Já o professor Renato Francês, da UNIFESPA, apresentou os resultados da Carta de Rio Branco. No documento, constam solicitações como a revisão de regras para doutorados e mestrados interinstitucionais; a revisão de regras os Aplicativos de Propostas de Cursos Novos e Programas Nacionais de Cooperação Acadêmica (PROCAD) específicos para a Amazônia. A segunda Mesa Redonda foi mediada pelo Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga. Voltada a discutir o financiamento das Universidades Federais do Norte para o exercício 2018, contou com os pronunciamentos dos professores .... E ......... . Os questionamentos dos participantes do Fórum foram acerca da utilização novas metodologias para promover melhor articulação dos reitores da Região Norte; sobre propostas de uma nova política para a pós-graduação e teceram críticas ao sistema avaliativo da Capes. A professora Célia Simonetti Barbalho apresentou aos participantes do Fórum a Rede Norte de Repositórios Institucionais. Criar uma incubadora de repositórios. Aqui na Ufam construímos essa competência. É um exemplo de muito sucesso que acontece na Universidade do Minho. Rede de Repositórios Institucionais da Região Norte. É uma rede pioneira no país está alojado no nosso datacenter da Ufam. Teses, relatórios de pesquisa, dissertações. Quem mais consulta o repositorio são os Estados Unidos e o Japão. Precisamos formalizar a Rede. Durante a abertura do evento, Mesa redonda Capes e presidência do Fórum Desafios da pós-graduação na Região Norte O sistema se tornou tão grande que estamos um pouco refém dele. desafios Fortalecer nossas parcerias É realidade, é concreto Queremos institucionalizar o fórum O fórum esta acessivem em redenorte.com.br A medida que as instituicoes vao criando seus repositórios, incluímos na rede. Eu não conhecia

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Universidade Federal do Amazonas vem a público informar que é improcedente a notícia de interdição de laboratório de pesquisa na Universidade em razão do caso de falecimento, por pneumonia, do aluno do curso de Biologia, Helicláudio Pedroso. O protocolo de observação adotado com os que conviveram com o estudante universitário, no periodo que antecedeu a sua morte, é uma indicação que precisa ser seguida em todos os casos de doenças infecto-contagiosas e assim a Universidade vem fazendo. Ressaltamos que a 'observação' não promove o isolamento físico a quem está sob acompanhamento, nem limita atividades cotidianas. 
 
Na oportunidade, a Universidade refuta quaisquer notícias que circulem sem respaldo técnico, causando sensação de insegurança à comunidade acadêmica e à sociedade como um todo.
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