Professora Nair Chase torna-se professora titular da Ufam
Docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) há 34 anos e diretora da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) há duas gestões, a professora Nair Chase realizou, na manhã desta quinta-feira, 24, a defesa de seu Memorial Acadêmico, intitulado “Um olhar para trás para seguir em frente”, requisito para obter o título de professora titular.
O evento foi prestigiado por professores, alunos e técnicos da EEM, além de amigos e familiares da professora Nair Chase. Durante a apresentação de sua trajetória acadêmica, ela destacou as atividades desenvolvidas como líder do Grupo de Pesquisa “Educação em Saúde e Enfermagem”; membro de bancas examinadoras de teses, dissertações e de concursos públicos para professor de carreira do magistério superior; artigos publicados; premiações advindas do exercício de atividades acadêmicas; participação como conferencista ou palestrante em eventos científicos; atividades de planejamento e de gestão, entre outras.
Missão cumprida e planos para o futuro
Ao final da apresentação, ela ressaltou o amor pela profissão e agradeceu a contribuição de todos os familiares, amigos, colegas de trabalho e alunos para sua trajetória profissional. “Fiz escolhas importante na minha vida: ser enfermeira, ser docente, ser do campo da saúde coletiva e ser do campo da educação. Minha opção se dá pelo que a docência me ensinou e ainda tem a ensinar, pelo que eu contribuí e ainda tenho a contribuir. Tive a oportunidade de transitar em todas as vertentes da Enfermagem, do exercício do magistério à gestão educacional. Trabalhei sozinha e também com meus pares, companheiros da EEM na construção da docência. Ao olhar para minha trajetória, estou satisfeita com o que fiz e, ao concluir esta fase, eu me sinto preparada para fazer mais, como ainda farei”, declarou a docente, em suas considerações finais.
Referências
A docente também mencionou profissionais que se tornaram as principais referências de sua carreira. “Tive referências muito positivas tanto no campo da Enfermagem, quanto na docência em Enfermagem. A primeira delas, Ana Barreto, que atuou como enfermeira-chefe na Santa Casa de Misericórdia de Manaus; a segunda, Josephina de Melo, ambas negras, como eu. O exercício da Enfermagem e da docência-gestão, respectivamente, transbordava no cotidiano dessas mulheres determinadas e competentes que vêm influenciando gerações”.
Banca de avaliação
A defesa foi realizada no miniauditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) e teve como examinadoras a professora da Faculdade de Odontologia da Ufam (FAO/ Ufam) Maria Fulgência Lima Bandeira, presidente da banca de avaliação; a professora Maria Lúcia Robazzi (USP); a professora Mary Elizabeth de Santana (UEPA) e a professora Elizabeth Teixeira (ESA/ UEA).
Em sua avaliação, a professora Maria Lúcia Robazzi destacou que a postulante a professora titular da Ufam cumpriu 50% a mais de cada requisito para se tornar professor titular. “Como avaliadora, eu tive acesso ao documento da Ufam que estabelece os critérios que devem ser observados na defesa de um Memorial e, com base na exposição analítica e crítica realizada, na minha compreensão a senhora está mais que titulada. Quero parabenizá-la pelas premiações, pelo reconhecimento público e, diante disso, só desejo cumprimentá-la por mais essa conquista”, declarou a avaliadora.
A avaliadora Meyre Elizabeth, da Universidade Estadual do Pará (UEPA) também elogiou a trajetória acadêmica e profissional da professora Nair Chase. “Li com bastante atenção seu memorial. Percebi que, além de sermos contemporâneas na formação do curso de Enfermagem, a senhora possui madura produção científica. Também fui gestora e conheço bem os desafios de administração. Por isso, tenho elementos para considerar que sua atuação é muito bem-sucedida tanto na área da docência quanto na área de gestão. Parabéns à nova professora titular da Ufam”.