VI Feira de Anatomia Animal será nesta terça, 25

As inscrições serão no dia e local do evento e os participantes receberão os certificados por e-mail

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom/Ufam

Apesar de parecer estranha, osteologia é um termo bastante comum no vocabulário de estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas de Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca e Agronomia. A palavra significa “estudo dos ossos” e será o tema da VI Feira de Anatomia Animal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no próximo dia 25, de 13 a 18h, no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor Sul do Campus Sede. O evento é organizado pelos calouros de Zootecnia como atividade curricular e, neste ano, teve a colaboração de discentes do curso de Engenharia de Pesca.

A Feira, cujo nome é homônimo ao da disciplina ministrada pela professora Roseane Oliveira, já passou por cinco edições, sempre abordando temas da matriz curricular da graduação que cuida – em linhas gerais – da produção animal, suas técnicas e aprimoramentos. Coordenada desde o início, a Feira de Anatomia Animal aborda particularidades que compõem a estrutura óssea de animais silvestres ou domésticos. “O tema é importante para o acervo do Laboratório de Anatomia e Fisiologia Animal (Lafa)”, argumenta a docente.

“Sempre abordamos osteologia, pois os discentes explicam as estruturas e as particularidades das espécies e também a abordagem das culturas (bovinocultura, bubalinocultura etc.) em animais domésticos e silvestres (peixe-boi, boto etc.), além do manejo e criação enfatizando assuntos a que o curso de Zootecnia se propõe. Assim, o calouro se depara desde logo com o que será da sua competência enquanto profissional”, explica a professora Roseane Oliveira.

A coordenadora avalia como excelente a participação nas edições anteriores: “O público é formado pelos alunos dos cursos da FCA, do ICB [Instituto de Ciências Biológicas], mas também dos cursos técnicos de escolas agrotécnicas e dos graduandos de Medicina Veterinária do Ifam [Instituto Federal do Amazonas]”.

Inscrições

Para se inscrever na Feira, basta comparecer no dia, local e horário designado para o evento e realizar o credenciamento. O certificado de participação será encaminhado via e-mail.