Alunos de Relações Públicas promovem evento para divulgação de atividades do curso

O 'Ufam por um dia' pretende reunir pais, amigos e familiares para que conheçam o cotidiano universitário, bem como as atividades e projetos que são desenvolvidos no ensino, na pesquisa e na extensão do curso de Relações Públicas.

Na próxima quarta-feira, dia 19 de junho, acontecerá o evento ‘Ufam por um dia’, promovido pelos alunos do 3º período do curso de Comunicação Social – Relações Públicas, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Ufam. A atividade integra a disciplina Comunicação Dirigida, ministrada pela professora Judy Tavares.

A ideia é realizar um evento aproximativo que reúna pais, familiares e amigos dos discentes para que se conheça o que se faz quanto à produção acadêmica dentro da universidade pública, respeitando o tripé universitário ‘Ensino, Pesquisa e Extensão’.

Dentro da programação, o evento reunirá atividades que apresentem os projetos realizados pelos alunos, ao longo dos últimos anos, como iniciação científica (PIBIC), revistas institucionais, projetos desenvolvidos em sala de aula e outros. Os visitantes poderão também conhecer a estrutura do curso.

Segundo a aluna Jessiane Guimarães, o evento é um espaço ideal para que algumas visões a respeito da universidade sejam modificadas. “Muitas pessoas pensam que a universidade é só ‘baderna’, causando medos e aflições por parte de alguns pais. A nossa proposta é que conheçam o nosso dia-a-dia e mostrar que há bastante produção acadêmica dentro do nosso curso. A ideia é que o conceito do evento se dissemine para outros cursos e unidades acadêmicas”, destaca a discente.

O aluno Kaio Nunes, do 3º período do curso, é o primeiro do seu núcleo familiar a ingressar em uma universidade. Para ele, ter a oportunidade de mostrar a universidade é um orgulho. “A maioria das pessoas próximas a mim não teve nenhum contato com a universidade e agora eu tenho a oportunidade de mostrar a elas o lugar onde eu me preparo para o futuro”. Nunes espera que a partir dele, seus familiares possam ter a mesma oportunidade. “Eu sou a primeira pessoa da minha família a estudar numa universidade federal, então, meu desejo é que eles possam, olhando e conhecendo o que eu faço, queiram entrar numa universidade”.

A professora Judy Tavares, docente do curso de Relações Públicas e orientadora da atividade, ressalta a questão da experiência do cotidiano universitário com aqueles que não estão no espaço diuturnamente. “Como atividade final da disciplina, normalmente fazemos uma atividade aproximativa fora da Ufam, mas percebi a necessidade de trazer familiares e amigos dos alunos que nunca estiveram nos espaços da universidade. Sabem que o aluno passa o dia aqui, em muitos casos, mas desconhecem a dimensão do que é o cotidiano aqui. Então, esperamos que possam ter uma excelente experiência, conhecendo nosso curso e projetos”, finaliza a professora.

A atividade terá início às 14h, no Bloco Professor Erasmo Linhares (FIC), localizado no Setor Norte do Campus Universitário.