CAUA com exposição de artes visuais “Amazônia, Esfinge” até o dia 8 de agosto

Com o intuito de discutir a paisagem amazônica – observada nas artes e fora dela, em ambientes naturais e também urbanos – a Mostra de estreia do artista amazonense Sávio Stoco, vencedor dos Prêmios PAIC de Artes Visuais 2011, Funarte de Arte Contemporânea 2011 e de Artes Visuais do Banco da Amazônia 2012, inicia na próxima quarta-feira (10), das 18h, na Galeria de Artes do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA), localizado na rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro.  A exposição fica em cartaz até o dia 8 de agosto, e pode ser visitada gratuitamente de segunda à sexta-feira, de 9h às 17h.

A mostra reúne obras que mesclam técnicas, como fotografia, desenho e objetos que fazem referência tanto à paisagem amazônica como a obras artísticas (ou não) que lidaram com a paisagem, como é o caso do documentário Terceiro Milênio (1980), do cineasta paulista Jorge Bodanzky.

 

 

Amazônia, Esfinge

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Ufam, desde 2008 Stoco integra o Coletivo Difusão, grupo de artes integradas de Manaus com o qual desenvolveu parte de sua criação videográfica, focada na pesquisa da imagem de arquivo.Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Ufam, desde 2008 Stoco integra o Coletivo Difusão, grupo de artes integradas de Manaus com o qual desenvolveu parte de sua criação videográfica, focada na pesquisa da imagem de arquivo.Foi de uma pequena sequência deste filme que partiu o desenvolvimento do projeto da mostra. O ex-senador amazonense Evandro Carreiras, filmado por Bodanzky, em um plano aparece de sunga e equilibrado em um tronco no meio de um rio, discursando eloquente sobre a região. No plano seguinte está em seu apartamento em Brasília continuando a discursar, agora olhando e apontando insistentemente para uma grande pintura paisagística da região. Sávio Stoco fotografou a recepção de um hotel turístico de Manaus em que a mesma pintura do filme, vista na sala do senador, se encontra atualmente. Nesta imagem, a grandiosa paisagem é inserida no clima de um ambiente empresarial, com um funcionário na frente e também uma máquina impressora. A composição fotográfica, acrescida ao lado de uma toalha de banho com a inscrição “H. Turista” dependurada, busca sugerir uma narrativa obscura, enigmática, dialogando com outras obras da exposição.

"Durante o processo criativo percebi que essa fotografia, repleta de  sobreposições, sugeria o enigma deste espaço brasileiro tão mal conhecido, mas muito presente no imaginário e difundido visualmente. Toda a mostra é uma tentativa de abordar a natureza, tentando obter visualidades intrincadas que representem os processos contemporâneos complexos em que vivemos nas cidades amazônicas e fora delas", disse o artista.

Com a obra "Espelho" a ideia de paisagem chega de vez ao ambiente urbano. Ela é composta por duas colunas em forma de "U", com 1,2 metro de altura cada, onde foram fixadas duas imagens: uma fotografia de um muro que passaria por cima de uma árvore, mas que “se dobra” para incluir este elemento em seu interior e outra foto com um outro muro na mesma situação, mas que agora “se dobra” para excluir outra árvore. As colunas procuram mesclar a exuberância da figuração natural com a urbana, diálogo que perpassa a mostra.

“Re-conheça a Amazônia” é uma instalação no espaço expositivo em que uma fita adesiva onde está impressa a expressão do título desta obra, e que também faz referência a logomarca do Pólo Industrial de Manaus (antiga Zona Franca de Manaus), é aplicada nas portas da galeria.

O catálogo impresso do projeto que será distribuído gratuitamente para os presentes na abertura conta com textos críticos dos artistas Roberto Evangelista e Otoni Mesquita.

 

Oficina

Uma oficina gratuita intitulada Fotografia Contemporânea: Formas e Projetos será ministrada pelo artista no auditório do CAUA ainda dentro da programação da exposição. A atividade será realizada nos dias 15, 16 e 17 de julho, das 19h às 23h. As inscrições são realizadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e as vagas são limitadas a 15 participantes.

 

INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

CONTATO: (11) 98105-0572

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable