Vice-reitor da Ufam recebe homenagem da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa

Professor Jacob Cohen e Ricardo Nosé, 1º Secretário da ABCCR/BRASCRS.Professor Jacob Cohen e Ricardo Nosé, 1º Secretário da ABCCR/BRASCRS.O professor e oftalmologista Jacob Moisés Cohen, vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), recebeu, na noite desta quarta-feira, 29, homenagem da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR) na abertura do X Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS-2019) realizado em Brasília-DF.

O troféu BRASCRS 2019, premiação dedicada a personalidades que se destacaram na promoção da oftalmologia humanitária, foi entregue ao professor Jacob Cohen pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pela deputada federal e líder da Frente Parlamentar pela Medicina, Mariana Carvalho, e pelo 1º Secretário da ABCCR/BRASCRS, Ricardo Nosé, em função do Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária.

Durante a abertura do BRASCRS-2019, o também médico e filho do gestor da Ufam, Marcos Cohen, discorreu sobre a importância e os desafios do Projeto Amazônico que, neste ano, foi realizado em cinco municípios na região sul do Amazonas – Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba e Nova Olinda do Norte – banhados pelo Rio Madeira, durante oito dias.

Premiação é dedicada a personalidades que se destacaram na promoção da oftalmologia humanitária.Premiação é dedicada a personalidades que se destacaram na promoção da oftalmologia humanitária.Para o professor Moisés Cohen, o “Projeto Amazônico é sensível às diferenças existentes na assistência oftalmológica nas diferentes regiões do estado” e que “além de melhorar a qualidade de vida da população, traz de volta ao convívio social pessoas que estavam praticamente exiladas - muitas vezes dentro de suas próprias casas - pela falta de uma única cirurgia de catarata”, afirmou.

Ainda de acordo com o vice-reitor, o papel da Universidade é se aproximar, cada vez mais, da sociedade. “A Ufam, por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão, leva conhecimentos e melhora a qualidade de vida das populações”, conclui.

Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária

Programa de extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária atua em parceria com instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior para oferecer atendimento oftalmológico de alto nível para a população do interior do Amazonas. Em 30 anos de existência, a missão humanitária no interior da Amazônia registra mais de 30 mil pessoas atendidas com assistência especializada, prescrição de medicamentos, doação de mais de 20 mil lupas para perto e mais de dez mil intervenções cirúrgicas.