Proext alinha programação para promover o “Desperta Ufam” no próximo dia 5

Por Sebatião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

A Pró-Reitoria de Extensão, por meio do Departamento de Políticas Públicas (Proext/DPA) realizou, na tarde desta terça-feira, 21, reunião que definiu atividades para o projeto "Desperta Ufam". O evento, que será no dia 5 de junho, objetiva sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a responsabilidade socioambiental.

A reunião teve a participação da coordenadora do "Desperta Ufam", a diretora do DPA, professora Cláudia Guerra; a prefeita do Campus Universitário (PCU), arquiteta Carmem Viana; a professora Irlane Oliveira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o professor Fernando Júnior, da Faculdade de Artes (Faartes); e o secretário da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Eisenhower Campos.

Sugestões não faltaram para agregar programação do evento "Desperta Ufam". Plantio de árvore, criação de um posto de coleta seletiva, apresentação teatral e musical são algumas das atividades apontadas que deverão compor a programação alusiva ao Dia do Meio Ambiente. De acordo com Cláudia Guerra, essas atividades são apenas um Check-list de verificação, que envolve a chamada de parceiros envolvidos pontuando suas responsabilidades. Ela acredita que o evento somente ocorre a partir do entrosamento da equipe que marca na academia a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Segundo a professora, a presença do secretário da Semulsp, Eisenhower Campos, tornou-se um grande parceiro não somente para dar encaminhamento às atividades e às novidades que serão apresentadas  Academia, mas também conclamar outras parcerias, possibilitando  o fortalecimento da causa.

“Por meio dele foram incorporados a Semas e os garis da alegria que irão proporcionar momentos de reflexão e alegria. É um ato lúdico, mas também um ato reflexivo que permitirá o envolvimento dos alunos. Então, a manhã do dia 5 de junho será de muita reflexão e alegria quanto às atividades desenvolvidas na Universidade, permitindo assim o exercício da cidadania”, comentou a coordenadora.

A prefeita do Campus Universitário, a arquiteta Carmem Viana, disse que a realização do `Desperta Ufam´ é um grande passo para a Universidade conscientizar os alunos, professores e servidores. “A Ufam é vitrine para o mundo. Esse evento é um start para novas ações  que iremos adotar como cultura de conservação do meio ambiente, assim como o cuidado e zelo pela Instituição”, completou a prefeita Carmem Viana.

Para o secretario da Semulsp, é um momento propicio e de suma importância. Eisenhower Campos acredita que o mundo tem cobiça quanto às riquezas da Região Amazônica. “Nós temos tudo o que o mundo precisa para o futuro. Temos água doce, floresta e biodiversidade. A região é uma vitrine para mundo. A universidade é um centro de excelência de pesquisa. A defesa do meio ambiente deve ser exemplo para que possamos dizer mundo como se cuida e preserve o meio ambiente”, explicou o secretário.

“A Semulsp fica à vontade, muito confortável, de partilhar junto à comunidade Universitária. A Universidade é um centro de ensino, de tecnologia, de pesquisa que pode provir alternativas de reaproveitamento, reciclagem dos resíduos sólidos que geramos”, completou o Secretário.

O professor Fernando Junior, da Faartes, que deverá coordenar as atividades artísticas, dentre elas, oficinas com materiais oriundos de descarte, utilizará como suporte para a construção de uma obra de arte. “Isso não resolve o problema do meio ambiente, um dia essa obra será descartada, mas a atividade artística servirá como meio de informação em relação ao problema vivenciado pelo mundo quanto ao descarte desenfreado de material no meio ambiente”, finalizou o professor.