Ufam participa do evento anual de editoras universitárias

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/ufam

O livro acadêmico é um instrumento difusor de ideias capaz de ampliar a reflexão crítica

A Editora da Universidade do Amazonas (Edua) participa, entre os dias 14 e 17 de maio, do 2º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e da 32ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), em Porto Alegre (RS). O evento intitulado O presente do livro universitário: velhos desafios, novas adversidades’ é promovido pela ABEU e pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e acontecerá no Centro Cultural da UFRGS.

A ideia é debater estratégias a serem abordadas pelas editoras universitárias no atual contexto político e econômico. Serão tratados temas como: financiamento e gerência de processos; modelos de distribuição e entraves jurídicos; políticas editorias versus pressões do sistema de fomento de produção acadêmica.

De acordo com o diretor da Edua, professor Sérgio Freire, o Seminário permitirá pensar criticamente frentes de trabalho diante do cenário de contingenciamentos. “A inserção das editoras universitárias no mercado editorial digital é uma necessidade. Não é somente pelo processo de modernização e transformação social digital, mas, sobretudo, como alternativa a um possível cenário de cortes econômicos para as publicações impressas. A democratização do conhecimento que é produzido pela comunidade acadêmica da Ufam continuará ocorrendo e a Edua figura como parte estratégica nessa cadeia de produção”, enfatiza.

Simultaneamente, ocorre o ABEU Técnico "O livro e as tecnologias: metadados, formatos e linguagens". É um curso de caráter formativo para tratar dos aspectos pontuais de convergência entre os formatos digitais de publicação, os princípios e movimentos que incentivam as mudanças de perspectivas e o poder dos metadados bem estruturados.