Ufam homenageia calouros com as melhores notas de 2019. Solenidade ocorre no dia 16 de maio

Jovens que obtiveram as melhores notas para ingressar na Ufam em 2019 terão seu esforço reconhecido em solenidade com o reitorJovens que obtiveram as melhores notas para ingressar na Ufam em 2019 terão seu esforço reconhecido em solenidade com o reitor
 
Por Cristiane Souza
Equipe Ascom/Ufam

Samantha Brandão Romero, Alana Nogueira da Silva, Igor Lorenzo Ribeiro de Oliveira, Gabriel Balbino Nogueira, Geovana dos Santos Magalhães, Luana Motta de Oliveira Souza, Renan Moreira Rodrigues e Joniel Aranha de Souza. O que todos eles têm em comum, além de serem calouros da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 2019, é o fato de terem conquistado as oito melhores médias nos respectivos processos seletivos em que concorreram.

No dia 16 de maio, quinta-feira, às 10h, a Ufam conferirá ao seleto grupo de calouros o merecido reconhecimento. Nessa data, eles serão recebidos pelo reitor, professor Sylvio Puga, em seu gabinete, localizado na Reitoria, setor Norte do Campus Sede.

A cerimônia de premiação tem o objetivo de destacar as melhores notas nos três processos que oportunizam, hoje, o ingresso na única universidade pública federal do estado. São eles: Processo Seletivo Contínuo (PSC); Sistema de Seleção Unificada (SISU), este considerando na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); e o Processo Seletivo específico para o curso de Letras - Língua Brasileira de Sinais (PSeLib).

Dedicação em três etapas

Em se tratando do Processo Seletivo Contínuo ou - como já é conhecido pelos alunos do Ensino Médio - PSC, os candidatos sabem que o esforço e a dedicação devem ser distribuídos ao longo de três anos. Nesse período, muitos deles fazem dupla jornada entre escola e curso preparatório para garantir a aprovação no curso pretendido, que só vem na última etapa. Nesse particular, importante destacar as trajetórias de Samantha Romero, melhor nota de instituição particular; Alana da Silva, mais bem colocada das escolas públicas federais; e Igor de Oliveira, que obteve a maior média dentre as instituições estaduais.

Com a nota do Enem…

Mesmo após 20 anos de realização, o Exame Nacional do Ensino Médio ainda é muito temido pelos finalistas do ensino médio e pelos candidatos que já concluíram essa fase há certo tempo. Para eles, obter uma boa média nas áreas de conhecimento e na redação é a única chance de ingressar na Ufam.

Em outras palavras, o grupo é mais heterogêneo e mais amplo, o que exige uma dose extra de dedicação. Foi assim a jornada de Gabriel Nogueira, egresso do Colégio Militar de Manaus (CMM); Geovana Magalhães, oriunda do Instituto Federal de Educação (Ufam); e Luana Souza, que concluiu o Ensino Médio no Centro Educacional Adalberto Vale.

Letras Libras

Curso relativamente jovem na Ufam, a graduação em Letras - Língua Brasileira de Sinais tem um edital de seleção próprio, que garante a possibilidade de ingresso tanto para o público ouvinte quanto para os candidatos deficientes auditivos. Na primeira categoria de concorrente, a maior média foi para Renan Rodrigues, egresso do Colégio Amazonense Dom Pedro II. Por outro lado, o deficiente auditivo Joniel de Sousa, que estudou no Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, conquistou a maior nota do segundo grupo.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable