Centro de Artes realiza a abertura da exposição ‘Mergulho Interior’

O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA/Ufam) realiza na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, às 18h30, na Galeria do CAUA, a abertura da exposição ‘Mergulho Interior - mergulhando no mundo aquático do nosso Planeta e do nosso ser’, da artista visual Carolina Bertsch. A exposição fica em cartaz até o dia 12 de junho de 2019, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h30. O Centro de Artes localiza-se na Rua Monsenhor Coutinho, nº 724, no Centro.

A exposição une Arte, Biologia e espiritualidade com belíssimas pinturas de Carolina Bertsch, bióloga e artista visual venezuelana radicada em Manaus. No decorrer da exposição, haverá atividades educativas na Galeria com a artista. A exposição ficará aberta à visitação pública do dia 13 de maio ao dia 12 de junho de 2019.

Tema

Os oceanos e outras fontes de água são os úteros do planeta. Neles, nasceu a vida primordial como a conhecemos. Nesse momento vivemos a ameaça aos ecossistemas marinhos e aquáticos e todas as espécies animais que habitam ou dependem deles. As causas são diversas, sendo uma das maiores, a poluição dos oceanos, rios, lagos e igarapés, com substâncias tóxicas e quantidades enormes de lixo plástico.

A amostra “Mergulho Interior”, da artista Carolina Bertsch, é uma pequena celebração à beleza e ao colorido da biodiversidade dos oceanos e rios do nosso planeta. É um lembrete de que a água é a força motriz da natureza, que faz possível a vida; ela não é somente um recurso, mas um nutriente e um direito humano e de todos os seres vivos com os quais compartilhamos. Daí a importância vital de cuidarmos da água como o nosso maior tesouro.

Por outro lado, com esta série de pinturas, a artista também traz uma reflexão sobre a nossa busca incessante pela luz e a calma interior, embaixo da superfície das nossas vidas, muitas vezes agitada e turbulenta. Ela procura trazer o espectador de volta às profundezas e fluidez do seu próprio ser, que é expressa através da sensação dos elementos flutuando no meio aquoso, leves, sem gravidade. O processo de construção de cada obra, usando muitas e diversas camadas de pintura, espelha a prática meditativa da artista, na qual a mente vai se aprofundando em várias camadas, respirando, até alcançar a quietude absoluta.

Breve biografia

Carolina Bertsch é venezuelana e mora em Manaus desde 2012. Além de artista visual, ela é bióloga, e vem trabalhando ativamente realizando pesquisas ecológicas para a conservação da fauna Amazônica na Venezuela e no Brasil há mais de 20 anos. Esse amor pela natureza vem sendo o foco da sua arte, onde ela retrata, principalmente, espécies animais (muitas delas em risco de extinção) e da flora, mostrando a sua beleza, divulgando a sua situação de ameaça e criando consciência da importância da sua preservação.

Carolina pratica meditação há vários anos e também é instrutora certificada de meditação e atenção plena. Esta prática de meditação vem sendo utilizada pela artista como um meio para aprender sobre o próprio processo criativo, gerando pinturas intuitivas destinadas a compartilhar mensagens sobre a atenção plena e a paz interior, usando sempre imagens do mundo natural como fonte de inspiração.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable