Ufam coordena a edição manauara do festival de divulgação científica “Pint of Science”

O evento, que leva pesquisadores a bares e restaurantes da cidade para divulgar a ciência de forma descontraída, acontece entre os dias 20 e 22 de maio

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

De inteligência artificial a plantas alimentícias não-convencionais. De 20 a 22 de maio, Manaus recebe a 2ª edição do Pint of Science, um festival de divulgação científica que leva pesquisadores a bares e restaurantes mundo afora para divulgar a ciência de forma leve e descontraída.

O evento está em sua 4ª edição no Brasil e conta com 87 cidades participantes. Em Manaus, o evento é coordenado pela professora Lorena Nacif Marçal, docente do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam (ICB) e conta com o apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Ciência divertida

Ela ressalta que o 'Pint of science' é importante por levar a credibilidade científica a pessoas que não vivem cotidianamente o contexto acadêmico. “O Festival é uma oportunidade divertida de divulgar a ciência que é feita nos institutos locais e aproximar o diálogo entre o pesquisador e a comunidade. No ano de estreia, em 2018, tivemos sucesso de público, somando mais de 800 pessoas ao longo dos três dias de evento. Para 2019, a meta é expandir ainda mais a divulgação e o alcance do festival. Contamos com a presença de todos para brindarmos juntos a Ciência! ”, destaca a coordenadora.

Programação em Manaus

Equipe Ufam do Pint of science com o reitor, professor Sylvio PugaEquipe Ufam do Pint of science com o reitor, professor Sylvio PugaA entrada no evento é gratuita e não é necessário fazer inscrição para participar. Na capital amazonense, a programação será realizada em dois bares, sempre no horário noturno, das 19h30 às 21h.

A Vila Hub – Café Coworking recebe, no dia 20 de maio, das 19h30 às 21h, o debate sobre o tema Doenças infecciosas. No dia 21, o debate será sobre Saúde Mental e no dia 22 será sobre Mulheres nas Ciências Exatas.

O Bar Cent Beer recebe, no dia 20 de maio,o debate sobre Plantas alimentícias não convencionais; no dia 21 de maio o assunto é Inteligência Artificial e Networking Science e, no dia 22 de maio, o assunto é Biodiversidade - ameaças e conservação. Confira a Programação completa do Pint of Science Manaus