Mulheres na Ciência: Projeto Caboclas Kirimbaua Auaeté será lançado no dia 3 de maio

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza, no próximo dia 3, a solenidade de abertura do Projeto Caboclas Kirimbaua Auaeté na Ciência. O evento acontece no Auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (Fca), a partir das 17h30, e visa estimular a participação de meninas da educação básica nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. 

A iniciativa faz parte do Programa Mulher e Ciência do CNPq e será desenvolvida, simultaneamente, na Ufam e em cinco escolas da rede pública estadual de ensino básico do Estado do Amazonas. As escolas participantes são: Escola CETI – Marcantonio Vilaça II, Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra, Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista,Escola Estadual Prof. Djalma da Cunha Batista, Escola Estadual Leopoldo Neves.

O Projeto Caboclas Kirimbaua Auaeté inclui palestras e workshops para as alunas do ensino básico com temas como a efetiva participação das mulheres no desenvolvimento científico e tecnológico do país, seja na indústria ou nas carreiras acadêmicas, e, também, reflexões acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no Brasil. Além, da formação continuada para os professores orientadores lotados nas escolas e para os discentes da Ufam.

De acordo com a coordenadora, professora pesquisadora em Matemática, Juliana Ferreira Ribeiro de Miranda, o Projeto promove e estimula a inclusão de mulheres no desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no nosso estado. “Esse é um passo bastante significativo para mostrar as meninas, desde o ensino básico, que é possível seguir carreira nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”, destaca. Participam também as professoras pesquisadoras Flávia Morgana de Oliveira Jacinto, Inês Silva de Oliveira Padilha, Karla Christina Tribuzy Bandeira e Maria Rosilene Barroso dos Santos.  

 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable