Ufam debate educação inclusiva no contexto amazônico

Por: Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), a palestra “Menino TDC e Sra. Ignorância: a exclusão dos excluídos”. O tema será abordado pelo prof. Dr. Lúcio Fernandes Ferreira, no dia 3 de maio de 2019, em dois horários: 9h às 12h e 14h às 17h, no auditório Rio Jatapú - Faculdade de Educação (Faced).

As inscrições serão gratuitas, no local do evento e haverá certificado de 4h. Podem participar discentes, docentes e a comunidade em geral. A inciativa faz parte do Ciclo de Palestras e Debates sobre Inclusão no Contexto Amazônico e ocorre mensalmente.

Segundo a coordenadora do NEPPD, professora Maria Almerinda de Souza Matos, essa é uma oportunidade de aproximar toda a comunidade à temática de educação inclusiva. “O NEPPD, em parceria com a linha de pesquisa quatro do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), tem a preocupação de realizar de forma sistemática os debates sobre educação e inclusão com a comunidade. Essa é uma das formas que encontramos de socializar o conhecimento produzido dentro da Universidade”, destaca.

Sobre o NEPPD

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), fundado em 2001, está localizado na Faculdade de Educação/Ufam e envolve professores, acadêmicos de graduação e pós-graduação através de um trabalho multidisciplinar e interdepartamental. As linhas de pesquisa integram as seguintes áreas: Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa; Desenvolvimento e Aprendizagem; Educação Especial no Contexto da Educação Inclusiva; Psicomotricidade; Psicopedagogia.

O Núcleo foca o ser humano no seu aspecto global, relacionando-o diretamente ao processo de aprendizagem visando: identificar, acompanhar e orientar pais, professores e estudantes.