Saúde do Surdo Amazônida – 1º Fórum sobre o tema ocorre nos dias 23 e 24 de maio
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza, nos dias 23 e 24 de maio de 2019, o 1º Fórum de Saúde do Surdo Amazônida, com debates e oficinas de saúde ministradas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento ocorre no auditório Samaúma, localizado na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor Sul do Campus Sede.
“O objetivo é debater/dialogar/discutir sobre a Saúde do Surdo Amazônida, com as seguintes questões disparadoras: ‘Como está a saúde do surdo Amazônida?’, ‘O fazer para promover a saúde do surdo Amazônida?’; e as seguintes questões transversais: ‘Qual é o papel das instituições (Susam, Semsa, Seped, Cas, Asman e Aspin ) no cuidado em saúde do surdo Amazônida?’ e ‘Existe uma possível formação de agenda, accountability vertical , para a formulação de políticas de Estado para essa comunidade linguística?’”, explica a professora da Faculdade de Medicina e discente do curso de Letras-Libras da Ufam Ana Francisca da Silva.
Ainda segundo ela, a iniciativareflete a necessidade de conhecer a realidade sobre saúde da pessoa surda no estado do Amazonas, dando voz e representatividade científica desse direito a comunidade surda amazonense. “A Ufam, no papel de instituição organizadora, exerceria seu pioneirismo e sua representatividade, dentro da comunidade científica, realizando a interlocução entre ensino, pesquisa e extensão, com o Curso de Letras Libras, ou, uso da Língua de Sinais, para mediar esse Fórum”, afirma Ana Francisca da Silva.
Além da Ufam, a atividade tem a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped). As entidades representativas da comunidade surda também atuarão: Associação dos Surdosde Manaus (Asmam), o Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) e a Associação dos Surdos de Parintins (Asppin). Já parceria com a Coordenação de Tradução da Ufam (CTRAD) confere o diferencial da acessibilidade linguística ao Fórum.
Confira a programação
Dia 23.05.2019
18h – Abertura – Mesa com a participação da Ufam e de instituições parceiras
19h15 – Momento Cultural
19h35 – Palestra de abertura – O Surdo Amazônida
Dia 24.05.2019 – Mesas-redondas
9h - 12h – Mesa 1 – A Saúde do Surdo Amazônida (Asmam, Seped, Semsa);
9h - 12h – Mesa 2 – Como promover a saúde do Surdo Amazônida (Susam, CAS, Aspin).
Dia 24.05.2019 - Oficinas
Saúde Mental –> Psicólogo Leonardo Chagas;
Saúde da Mulher e do Homem –> Fonoaudiólogo Pedro Auzier;
Materiais Didáticos para o Ensino de Saúde em Libras –> Acadêmicos de Libras (7º período);
Infecções Sexualmente Transmissíveis –> Fisioterapeuta Ana Francisca;
Sedentarismo e Qualidade de Vida –> Ed. Físico Tiago Silva e Ed. Físico Thiago Henrique;
Primeiros Socorros para surdos –> Enfermeira Bianca Nascimento;
Prática de Tradução em Contexto de Saúde –> TILSP Caroline Ribeiro.