Curso aborda Relações Raciais no Brasil Contemporâneo. Evento acontece até 3 de maio

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Com o objetivo de compreender o processo de construção das relações raciais no Brasil contemporâneo e os desafios apresentados às Instituições de Ensino Superior (IES) pelas políticas de ações afirmativas, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Departamento de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria do Ensino de Graduação (DPA-Proeg) realiza o curso “Relações Raciais no Brasil Contemporâneo - Desafios apresentados às Instituições de Ensino Superior pelas Políticas de Ações Afirmativas”, nos dias 2 e 3 de maio, entre 8 e 17h, no auditório da Faculdade de Direito (FD), setor Norte do Campus Sede.

As inscrições gratuitas estão disponíveis na página Eventos.Ufam.

A atividade, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro Indígena (NEAINC/Ufam), terá a mediação do professor Paulo Alberto dos Santos Vieira, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), possui o intuito de “apresentar e debater o tema das políticas de ação afirmativa como um dos capítulos das relações raciais e como este ganha importância nos processos de implementação de políticas sensíveis à raça nas universidades e concursos públicos, bem como dimensionar as bases educacionais e políticas dos modelos de verificação da veracidade da autodeclaração”, conforme dispõe o folder.

Em pauta

A capacitação possibilitará aos gestores da graduação e da pós-graduação da Ufam a atuarem para implantar as cotas raciais relacionadas à inserção de negros na Universidade. Outro ponto de pauta é sobre a criação de subsídio para elaboração da metodologia de heteroidenficação, a partir da autodeclaração de negros no âmbito da Portaria Normativa nº. 04 do Ministério do Planejamento, publicada em 06 de abril de 2018.

Confira a Programação

DATA: 02 de maio de 2019

Das 8 às 9h45

Relações raciais ao longo do século XX e Primeiras décadas do século XXI

9h45 – intervalo

Das 10 às 11h30

Ação afirmativa, cotas para negros e bancas de verificação – O princípio da autodeclaração diante da Portaria Normativa no. 04 do Ministério do Planejamento de 06/abr/18.

Das 14 às 17h

O desafio dos gestores da Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação, com relação criação de uma metodologia de heteroidenficação no âmbito autodeclaração de negros e negras

DATA: 03 de maio de 2019

Das 8 às 9h45

Interlocução com coordenação de cursos e programas de pós-graduação e o debate sobre o ingresso por intermédio de cotas.

9h45 – intervalo

Das 10 às 11h30

Os impactos na estrutura dos cursos e programas (bolsas, ações de permanência, disciplinas, etc.).

Das 14 às 17h

Diálogo com a comissão de concurso público: experiências recentes.