Professor Rubem Júnior recebe homenagem da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 25

O médico, professor e ex-superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Rubem Alves da Silva Júnior, receberá, em Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) nesta quinta-feira, 25, às 12h, a Medalha de mérito Ruy Araújo, a mais alta comenda outorgada pela Aleam a uma pessoa por se distinguir por seus méritos no meio político, jurídico ou cultural e demais segmentos da sociedade amazonense. Ela foi instituída por iniciativa da então deputada Socorro Dutra Lindoso, mediante a apresentação do Projeto de Resolução Legislativa n° 01, de 13 de março de 1981.

Sobre o homenageado

Formado em Medicina pela Ufam, com especialização em gestão hospitalar pelo Hospital Sírio Libanês e mestrado em cirurgia abdominal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, exerceu diversos cargos no HUGV, entre eles a supervisão do Programa de Residência em Cirurgia Médica por três Períodos e do Programa de Cirurgia do aparelho digestivo, de 2005 a 2010, programa do qual foi um dos fundadores.

Foi ainda vice diretor do hospital e após o contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em 2014, passou a ser o primeiro superintendente do hospital, indicado pela reitoria da Ufam.  Na Faculdade de Medicina, atuou também Professor Colaborador de Clínica Cirúrgica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, ministrando aulas, teóricas e práticas na Graduação e Internato. O homenageado atribui o reconhecimento e esta comenda, “Em grande parte devido ao tempo que passei atuando dentro no HUGV, onde construí minha vida, minha carreira e onde por muito tempo ainda pretendo continuar”, ressalta Rubem Júnior.

Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital  Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.