Propesp realiza Aula Inaugural da Pós-Graduação

Aula foi proferida pela professora Andreza Aruska de Souza Santos, da Universidade de Oxford. Durante o evento, os cursos de pós-graduação recém-criados receberam homenagens

Reitor, professor Sylvio Puga, elogiou o trabalho da Propesp durante a solenidade Reitor, professor Sylvio Puga, elogiou o trabalho da Propesp durante a solenidade Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta terça-feira, 9, foi realizada a aula inaugural da pós-graduação da Ufam e a homenagem aos cinco cursos de Pós-Graduação criados recentemente: mestrado em Direito; mestrado profissional em Enfermagem no contexto amazônico; doutorado em Energia Elétrica; doutorado em Geografia e doutorado em História.

Pós-graduação de excelência

 Durante a solenidade de abertura, o reitor, professor Sylvio Puga, destacou que, pela primeira vez, uma representante da Associação Nacional dos Pós-graduandos realiza evento na Ufam e elogiou o trabalho apresentado pela Propesp durante a atual administração. “Fico feliz pela Associação Nacional de Pós-graduandos estar presente aqui na Ufam para defender os interesses dos alunos da pós. Isso é muito importante, assim como é importante ter aqui conosco a Fapeam, grande parceira de nossa Universidade, pois sabemos que o desenvolvimento do Amazonas, como de qualquer país ou sociedade, passa pelo investimento em pesquisa. Também desejo elogiar o trabalho executado pela professora Selma Baçal à frente da Propesp. A professora Selma Baçal foi escolhida para dirigir a Propesp pela experiência, pelo conhecimento e domínio amplo da pasta e vocês têm acompanhado esses excelentes resultados com a criação de mestrados e doutorados interinstitucionais. Acredito que uma Universidade é forte quando a sua pós-graduação é forte”, enfatizou o reitor.

Saudações

Alunos e docentes dos cursos de pós-graduação prestigiaram a solenidadeAlunos e docentes dos cursos de pós-graduação prestigiaram a solenidadeA pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam, professora Selma Baçal, saudou os novos pós-graduandos da Universidade e abordou as expectativas para sua gestão. “Parabéns a todos os pós-graduandos aprovados nos exames de seleção. Desejamos um ano bastante produtivo a todos vocês. Aos nossos pós-graduandos de Humaitá e Itacoatiara, para os quais este evento está sendo transmitido ao vivo, nossas saudações. Desejamos manter esse contato próximo, permanentemente. Também desejo comentar nossa expectativa em relação à completa execução do PACPG, pois esse investimento realizado pela Ufam evitará processos de descredenciamento de nossos programas de pós-graduação e aproveitamos a aula inaugural da pós-graduação para fazer uma homenagem aos cinco novos cursos de pós graduação que passam a ser oferecidos em 2019. Temos muitos motivos para comemorar”, discursou a gestora.

Desafios da Pós-graduação em debate

Representando a Associação Nacional de Pós-graduandos (APG), Karen Castelli, convidou os mestrandos e doutorandos para o I Encontro de Pós-graduandos do Amazonas, a ser realizado na tarde desta terça-feira, 9. “ É uma honra estar pela primeira vez no estado do Amazonas, nessa grande universidade. Primeiramente, eu gostaria de agradecer a APG da Ufam pelo convite, hoje debateremos os desafios que os pós-graduandos têm e terão no próximo período para a construção da ciência no Brasil, com todas as mudanças ocorridas nos últimos tempos na política nacional. Hoje, pela primeira vez, debateremos a ciência que os pós-graduandos do Amazonas esperam”, ressaltou.

Fapeam – parceria consolidada

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Selma Baçal, entrega o certificado à conferencista da aula inaugural, professora Andreza Aruska de Souza Santos, da Universidade de OxfordPró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Selma Baçal, entrega o certificado à conferencista da aula inaugural, professora Andreza Aruska de Souza Santos, da Universidade de OxfordDiretora técnica da Fapeam, professora Marne Vasconcellos, elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe da Propesp. “É com imensa satisfação que a Fapeam se faz presente neste evento. Nesta oportunidade, desejo parabenizar toda a equipe da Propesp pela aprovação de cinco novos cursos de pós-graduação e todos os docentes que envidaram esforços na organização dos APCNs dos cursos novos. Isso é muito bom para o Amazonas como um todo. Também desejo destacar, que no Programa de Apoio a Pós-graduação (Pós-graduação) na edição 2019, a Ufam é a instituição que mais recebeu em bolsas e auxílio pesquisa para a Pós . Dos 19 milhões e meio, a Ufam recebeu mais de 11 milhões. Desejo compartilhar com vocês que a Fapeam está atenta à necessidade de reajustar o valor das bolsas, mas nossas ações devem ser bem pensadas e marcadas pela cautela, a FAPEAM, não fomenta somente bolsas, há outras frentes de financiamento, há de se equacionar isso. Destaco também que as agências federais têm sinalizado positivamente as parcerias com as FAPs estaduais demonstrando  interesse no fortalecimento dos  investimentos em ciência, tecnologia e inovação.”

Diversidade econômica

Conferencista da aula inaugural, a professora Andreza Aruska de Souza Santos, da Universidade de Oxford, na palestra intitulada “Quando a política sai da esfera pública”, destacou como fomentar políticas participativas e a importância de investir em diversidade econômica. “É uma honra para mim estar aqui na Ufam e compartilhar com vocês minha trajetória acadêmica e minhas pesquisas. Ultimamente tenho trabalhado no mapeamento de municípios brasileiros que têm apenas uma empresa como fonte de renda e não conseguem  investir em diversidade econômica. Temos que desenhar políticas públicas melhores, orientar com vistas à diversidade econômica”, comentou a palestrante. 

Sessão de homenagens

O recém- criado Mestrado Profissional em Enfermagem no Contexto Amazônico foi homenageado durante o evento. Na foto, a diretora da Escola de Enfermagem, professora Nair Chase, e acordenadora do Mestrado Profissional, professora Hadelândia Milon de Oliveira, recebem placa comemorativa das autoridades universitáriasO recém- criado Mestrado Profissional em Enfermagem no Contexto Amazônico foi homenageado durante o evento. Na foto, a diretora da Escola de Enfermagem, professora Nair Chase, e acordenadora do Mestrado Profissional, professora Hadelândia Milon de Oliveira, recebem placa comemorativa das autoridades universitáriasApós a palestra, foi realizada uma sessão de homenagens aos recém-criados cursos de Pós-graduação na área de Enfermagem, Direito, Engenharia Elétrica, História e Geografia. A diretora da Escola de Enfermagem de Manaus, professora Nair Chase, afirmou que a criação do Mestrado Profissional Em Enfermagem no Contexto Amazônico foi a realização de um sonho. “Quero iniciar minhas palavras agradecendo à gestão superior da nossa Universidade por ter apoiado esse antigo sonho que tínhamos. Ontem, durante a aula inaugural do nosso Mestrado Profissional, eu comentei que ninguém gosta de ter dívida e quando a tem, deseja honrá-la . O mestrado profissional para nós era uma dívida com os colegas enfermeiros, pois temos o mestrado acadêmico, há dez anos, mas sentíamos a necessidade de ter um mestrado profissional que também qualificasse os colegas que estão nos serviços de saúde e isso traz várias possibilidades de melhorias de formação de integração entre ensino e pesquisa, de melhoria da assistência, de melhoria do SUS, de otimização das ações. Nós estamos muito felizes com a aprovação do mestrado, com seu início ontem e com seu reconhecimento demonstrado com esta homenagem, a qual exalta todo o esforço de nossa equipe”, declarou a gestora.

Conquista de toda a Enfermagem amazonense

A coordenadora do Mestrado Profissional em Enfermagem, professora Hadelândia Milon de Oliveira, afirmou que a aprovação do Mestrado Profissional de Enfermagem  não é apenas uma conquista da Escola de Enfermagem de Manaus, mas de toda a Enfermagem amazonense. “A aprovação desse mestrado traz mais responsabilidade para o Amazonas e para a Região Norte, para os serviços de Enfermagem, para os serviços de saúde oferecidos em nosso estado. Na nossa primeira seleção, tivemos inscritos de vários municípios e entre os selecionados, tivemos uma aluna de Autazes e outra de Borba, que  já demonstram em suas intenções de pesquisa total sintonia com a proposta do curso, que é conhecer a realidade da Enfermagem no contexto amazônico e capacitar esses enfermeiros”.

 

Expectativas

Presente no evento, o mestrando Carlos Augusto da Silva Araújo Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) comentou suas expectativas para a formação acadêmica na Ufam.  “Espero que o curso possa agregar conhecimentos necessários à minha formação e me conceder ferramentas para propagar o que aprendi para uma futura carreira docente, além da minha parcela de contribuição e retorno para a sociedade”, declarou o aluno.

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable