Neai discute relação entre antropólogo e pesquisa de campo no dia 11 de abril

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

A série ‘Como eu faço Antropologia, do  Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (NEAI/PPGAS) terá a participação do pesquisador Wolfgang Kapfhammer, do Instituto de Etnologia da Universidade de Munique, Alemanha que proferirá a palestra ‘Entre dois campos. Fazendo antropologia como caipira’,  O evento ocorre no dia 11 de abril, às 14h,  na sede do Neai, localizado na Faculdade de Direito, Setor Norte do Campus Universitário.

A série "Como eu faço Antropologia" tem como objetivo refletir sobre a imensa diversidade da Antropologia, discutindo a natureza pessoal, mas nem por isso menos rigorosa e precisa em sua descrição e análise, da pesquisa etnográfica.

Wolfgang Kapfhammer

Doutorado em Antropologia na LudwigMaximilian-Universität (LMU) de Munique, Alemanha. Atualmente livre docente no Institut für Ethnologie da LMU, vários períodos de pesquisa de campo entre os Sateré-Mawé do Baixo Amazonas desde 1998. Se interessa pela antropologia de religião, relações entre cosmologias (ameríndias e ocidentais) e o meio-ambiente, colaborações com sociedades de origem (source communities) no contexto museológico.

Neai

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e ao Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O NEAI congrega pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que se dedicam ao estudo e pesquisas sobre temas e problemas relacionados aos povos e comunidades tradicionais.

Os resultados de suas atividades objetivam contribuir para o fortalecimento da pesquisa em Etnologia na UFAM e subsidiar atividades de ensino, extensão e intervenção. O NEAI desenvolve suas ações através de pesquisas coletivas e individuais, projetos de extensão, encontros, palestras, seminários, seções de estudo e cursos de curta duração. De modo especial, o NEAI conta com a participação de estudantes indígenas interessados na reflexividade sobre seus modos de vida e de suas cosmopolíticas, contribuindo para a sistematização desses conhecimentos e a elaboração de teorias nativas expressas na publicação de textos monográficos e artigos científicos.