Exposição “Contos de uma Amazônia Fantástica” reúne acadêmicos e egressos da Ufam

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

Dos 17 participantes, 13 são acadêmicos ou egressos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os artistas amazonenses criam interpretações próprias das lendas e mitos amazônicos, no sentido de resgatar a relação perdida do povo com sua cultura, e assim exaltar a beleza e os mistérios da região.  A inauguração da exposição ocorre na quarta-feira, 17, às 19h no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, Centro.

A exposição “Contos de uma Amazônia Fantástica” surgiu da proposta de um projeto criado pelo artista visual Luiz Andrade, expositor e também um dos ganhadores do edital Prêmio de Conexões Culturais 2017, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos - Manauscult. O projeto reúne diversos artistas que se debruçaram sobre os mistérios e as narrativas locais para apresentar temáticas relacionadas às lendas conhecidas, seres únicos e fantásticos, além das relações simbióticas entre o real e o imaginário.

A exposição tem como curadora Hadna Abreu que também participa do conjunto dos 13 acadêmicos e egressos do Curso de Artes Visuais e Letras Língua Literatura Portuguesa da Ufam. Francisco Ricardo, Geovana Balbi, Rainer Canto, Samantha Karlia, Daniela Soares, Erick Rodrigues, Gedeon Nunes, Rafael Rodrigues, Rai Campos, Rayanne Cardoso, Luiz Andrade, Davi Martins, Diego Alessandro, Leandro Moraes, Taiara Guedes e Uýra Sodoma são os artistas que integram a exposição.  

Para a curadora, mitos, lendas e narrativas amazônicas ecoam da mata que  atravessam rios sinuosos de gerações, revelando a energia contida na floresta até os dias atuais. A exposição é resultado de uma inusitada expedição ao fabuloso universo enigmático amazônico que inspirou 17 jovens artistas, referenciando-se nos famosos viajantes e suas anotações taxonômicas ricamente ilustradas, os quais colecionaram histórias, pesquisas e vivências que transitavam entre o real e o imaginário.

Por modos de observação da natureza, histórias populares e crenças ancestrais, cada obra valoriza a cultura mítica e os instigantes entrelaces culturais que evidenciam possibilidades infinitas no campo criativo ainda pouco explorado nas artes, comparados à imensidão da biodiversidade amazônica.

O conjunto das obras destaca a intensidade e vigor da rica fauna e flora, por meio da beleza natural e de seus mistérios, trazendo reflexões acerca da proteção e da preservação dos territórios florestais, assim como de sua memória.

Entre pinturas, esculturas, performance e sonoras, revela-se também a linhagem cultural de cada artista, que propõe novas interpretações, conforme sua percepção, cujo destaque se revela a busca por identidades e pela manutenção da contemporaneidade de suas histórias, que reflete no social, a partir da consciência integradora na extraordinária Amazônia.

Mais informações pelo telefone (92) 981528616, Luiz Andrade. 

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (BANNER EXPOSIÇÃO - 100X150 (2).pdf)Banner exposição [ ]2042 kB
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable