Ufam e demais instituições lançam o cronograma da II Feira Amazonense de Matemática nesta terça-feira, 9

Evento será em outubro no Centro de Convivência da Ufam, com a participação de estudantes da rede pública de ensino

O Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), realizam nesta terça-feira, às 9h, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a cerimônia de lançamento da 2ª Edição da Feira Amazonense de Matemática, com o tema ‘Matemática Aplicada e/ou Interrelação com outras disciplinas’.

O projeto conta com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre a Feira

Entende-se por Feira de Matemática um processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências da qual podem participar na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica (compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), Educação Superior, Educação Especial e Professores das instituições das redes públicas do Amazonas.

A segunda edição tem como finalidade incentivar, divulgar, e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas, bem como confirmar que as ‘Feiras de Matemática’ se constituem numa experiência curricular ou extracurricular de relevância, para sistematizar e implementar os projetos e/ou programas de educação científica dos alunos e professores, contribuindo para a inovação curricular, durante o ano letivo, nas instituições envolvidas.

São objetivos do projeto: despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem da Matemática; promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias; transformar a Matemática em ciência construída pelo aluno e mediada peloprofessor; despertar para a necessidade da integração vertical e horizontal do ensino daMatemática; promover a divulgação e a popularização dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados das pesquisas nestaárea; integrar novos conhecimentos e novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de ensino eaprendizagem.

Abrangência

Neste ano a coordenação do projeto esperar contar com a participação das escolas dos municípios de Manaus, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Parintins, Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, Silves e Itapiranga. Confira abaixo o cronograma da feira para os próximos meses:

9 de abril

Lançamento da II Feira Amazonense de Matemática.

Local: Auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas

Junho a setembro de 2019

Período para a realização das Seletivas Distritais e Municipais.

4 de outubro:

Encontro com os professores-orientadores. Confirmação dos dados das escolas selecionadas para a etapa estadual.

Local: Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam)

21, 22 e 23 de outubro:

II Feira Amazonense de Matemática

Local: Centro de Convivência da Universidade Federal do Amazonas

Informações: (92) 99193-7158 (professor Francisco Feitosa, coordenador geral)