Mestranda Maria Angélica Moya defende dissertação junto ao PPGE no próximo dia 20 de março
Pesquisa é pioneira por usar os princípios da ciência aberta na UFAM
No próximo dia 20 de março, a mestranda Maria Angélica Dias Moya defende dissertação pioneira junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/Ufam).
Orientada pela professora Fabiane Garcia Maia, a mestranda utilizou os princípios da ciência aberta para elaborar a dissertação “Traços e desenhos da formação profissional: a escolha como processo sob o olhar da política pública no contexto amazônico”.
Segundo a orientadora, a utilização dos princípios da ciência aberta é o grande diferencial do trabalho da Maria Angélica. “Em seu trabalho de pesquisa, Maria Angélica nos fez inaugurar institucionalmente o uso do repositório de dados na UFAM. O PPGE foi o Primeiro Programa de Pós-graduação registrado pela CAPES, em toda Região Norte e agora também é pioneiro no desafio de assumir os princípios da ciência aberta, como a acessibilidade, a gratuidade e a transparência dos dados que visam fortalecer a socialização de conhecimento produzido em nossas pesquisas”, afirma a orientadora.
O diretor em exercício da Divisão de Documentação da Biblioteca Central da Ufam, Bibliotecário-Documentalista Leonardo Gomes Remigio, ressalta a relevância do repositório institucional da Ufam. "A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações é mister no que tange à divulgação da produção acadêmico-científica dos programas de pós-graduação da Universidade, no sentido de cooperar para a democratização do acesso ao conhecimento científico, dar visibilidade aos estudos e pesquisadores, além de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, artístico e social da Amazônia", afirmou o gestor.
A defesa será realizada no dia 20 de março, a partir das 14 horas, na Sala da Linha 2 do PPGE.
Banca de avaliação
A banca de avaliação será composta pelas professoras Martha Vergara Fregoso, da Universidad de Guadalajara, a qual participará por videoconferência; Arminda Rachel Botelho Mourão, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM; Osmarina Guimarães de Lima, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA e Vilma Aparecida de Pinho, da Universidade Federal do Pará – UFPA – Suplente.