Ufam sedia evento do ‘Globo Universidade’ e do ‘Profissão Repórter’ nesta segunda, 18. Participe

Quem estiver na palestra pode inscrever sua reportagem no Globo Lab. Caso seja selecionada, o autor terá vivência de cinco dias com a equipe do ‘Profissão Repórter’, além da mentoria de Caco Barcelos e equipe

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Numa oportunidade de aprofundar os conhecimentos da prática da reportagem televisiva, estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e demais instituições de ensino superior estão convidados a participar do Laboratório de Ideias que será liderado por produtores do Globo Universidade e do Programa Profissão Repórter. O encontro será nesta segunda-feira, 18, às 9h, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), localizado no setor Norte do Campus Universitário. A participação é aberta e gratuita.

Além de explicar e dar dicas sobre a produção jornalística e a realização de reportagens para a TV, a equipe esclarecerá aos acadêmicos de Jornalismo sobre o desafio que está lançado. Ele consiste na submissão de uma reportagem televisiva, que deverá ser inscrita no Globo Lab. Caso a produção seja selecionada, o autor será premiado com cinco dias de vivência para reeditar o seu trabalho com a mentoria de Caco Barcelos e equipe.

Além dos futuros repórteres, todos os interessados no tema serão bem-vindos no auditório. “O público de interesse são os acadêmicos de jornalismo, mas também podem participar discentes de outros cursos de comunicação, sem qualquer custo. Basta se cadastrar pelo QR Code para que o nome conste no banco de dados da instituição. Todos os cursos de Jornalismo de Manaus, representados pelos seus acadêmicos e docentes, foram convidados, inclusive do nosso curso da Ufam em Parintins”, explica o diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), professor Allan Rodrigues.

Também jornalista e docente do curso, ele esclarece que essa é uma excelente oportunidade de conhecer um pouco da prática profissional ainda na condição de discente. “Como diretor cultural da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), eu mantenho relações institucionais com o Globo Universidade, de forma que eu solicitei que nós fôssemos incluídos na agenda de eventos em Manaus”, diz o professor Allan Rodrigues, ao explicar que, para os encontros, são contempladas várias instituições brasileiras, uma por capital. “Na Região Norte, Manaus está recebendo este evento, que será realizado por intermédio da FIC”, comemora o gestor da Unidade Acadêmica.

Desafio da Reportagem

Para os que contam os dias para estar nos estúdios do ‘Profissão Repórter’, durante o evento, serão explicados os procedimentos necessários para a participação no desafio. A primeira dica é que somente serão selecionadas reportagens para TV, e a escolha do melhor trabalho ficará a cargo da equipe do Globo Universidade e do programa da TV aberta.

“A gente tem buscado, na direção da FIC, fazer que nossos cursos tenham cada vez mais oportunidades, para que os nossos acadêmicos possam ter uma formação completa. A relação com o mercado de trabalho é uma das frentes que nós temos fortalecido. No contexto dessa parceria com o Globo Universidade, a relação é interessante, porque já existe um olhar para o estudante e a inserção no mercado de trabalho”, avalia o professor Allan Rodrigues.

Em complemento, o docente enfatiza a importância de atividades do tipo para a formação plena do profissional.  “Com isso, esperamos que ele chegue ao mercado com uma visão dos processos, além de já ir construindo o seu portfólio”, frisa.

No curso de Jornalismo ofertado pela Ufam, há um conjunto de disciplinas voltadas para o telejornalismo, por exemplo, Técnica de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística III, Oficina de TV Convencional e Web TV, Técnica de Redação para Jornalismo III e Jornalismo Especializado, além de outras que também contemplam a produção audiovisual.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Evento Profissão Repórter.jpeg)Evento Profissão Repórter[ ]132 kB