Seminário aborda o papel da Ufam no processo de desenvolvimento do Amazonas

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) por meio das Pró-Reitorias de Extensão (Proext) e Ensino de Graduação (Proeg) e o Fórum para o Desenvolvimento do Amazonas realizam o seminário ‘O papel da Ufam no processo de desenvolvimento do Amazonas – A universidade que temos, a universidade que queremos e a universidade possível’, no dia 28 de março, das 8h às 12h, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais, no setor Norte do Campus.

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), José Ribamar Bessa Freire será o conferencista do evento (Saiba mais sobre o tema do seminário) . Os professores Almir Menezes, Maurício Brilhante Mendonça e Antonio de Pádua da Ufam participam como debatedores.

A comunidade acadêmica está convidada a participar do evento que propõe discutir o papel da universidade na produção do conhecimento, seu arcabouço teórico e seu compromisso cultural na área em que está inserida. O seu papel histórico na reconstrução social e econômica dos países também marca o evento. O professor José Ribamar Bessa Freire é um importante pesquisador amazonense que atua em universidades brasileiras e também é ex-professor da Ufam. É reconhecido pela comunidade acadêmica pela reflexão acerca do tratamento dado pelas universidades da região amazônica aos saberes populares, entre outros assuntos.

“É interessante refletir sobre o tratamento dado pelas universidades existentes na região e por aquelas que se pretende criar aos saberes populares que circulam nas narrativas orais, nos cantos e na poesia, assim como o lugar que atribui às línguas amazônicas e às taxonomias nelas produzidas. E hoje, o que existe de Amazônia dentro das nossas universidades? O que existe de Brasil? Como as universidades amazônicas podem promover esses encontros de saberes?”, disse o professor José Ribamar Bessa.

Informações: (92) 3305-1181 / Ramal 1497 / 98452-9055