Assembleia Geral do Fórum das Licenciaturas debate Residência Pedagógica em 19 de março

O Fórum Permanente das Licenciaturas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza, nesta terça-feira, 19, a sua 1ª Assembleia anual, cujo tema pautado é “Programa de Residência Pedagógica”. O evento será a partir das 9h, no auditório Paulo Bürheim, localizado na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), setor Sul do Campus Universitário.

Sobre o Fórum

A partir de agora, as discussões sobre as dificuldades e os desafios enfrentadas para quem forma professores e por quem luta para ser professor, ganhou espaço e notoriedade na Ufam.

Desde 2010 quando foi instituído o Fórum das Licenciaturas, as ações desencadeadas iniciaram de forma tímida considerando compartimentalização da Universidade. Assim, o Fórum é um espaço de interlocução acadêmica sobre a formação inicial e contínua de professores na universidade Federal do Amazonas que visa a:

• Discutir questões articuladoras com a formação e a prática docente, analisando seus desafios e impactos na sociedade, como: reestruturação curricular dos cursos de licenciaturas; Identidade docente; Estágio curricular supervisionado; Prática como componente curricular; Avaliação da aprendizagem no ensino superior.
  • Congregar discentes e docentes das licenciaturas da Ufam;
  • Constituir-se em espaço de interlocução acadêmica sobre formação de professores;
  • Discutir as políticas para os cursos de licenciaturas da Ufam;
  • Definir posição institucional sobre o atendimento às demandas de formação de professores colocadas para as Instituições de Ensino Superior – IES.

O Fórum garante a representação dos discentes e docentes engajados na busca da melhoria no processo de formação de professores. As ações desenvolvidas, pelo fórum, contou com o apoio da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior a partir do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, garantindo recursos para a operacionalização das mudanças estruturantes nos currículos dos cursos das licenciaturas. Vale registrar que a ação do fórum vem obtendo êxito, diante das participações dos acadêmicos e professores nas assembleias realizadas bimestralmente.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (FORUM-LICENCIATURAS-2019.jpg)Convite[ ]232 kB