Pesquisador da Cambridge realiza palestra na Ufam sobre desenvolvimento comercial de pesquisas

Nesta quinta-feira, às 14h, o pesquisador do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge, Nuno Faria, apresentará suas experiências em pesquisas com biominerais para ministrar a palestra ‘Da Bancada de Laboratório ao Desenvolvimento Comercial’.

Patentes e licenças comerciais estão entre os principais temas da palestra que será no anfiteatro da Biotecnologia, Bloco M, setor Sul do Campus. O evento é uma realização da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam.

Sobre o pesquisador

Nuno Faria é químico inorgânico e atualmente seu principal interesse está no desenvolvimento de novos antimicrobianos para uso clínico e veterinário, com o apoio para comercialização do escritório de empreendimentos da Universidade de Cambridge.

Outra vertente de seu trabalho está em minerais adaptativos que mudam suas propriedades físico-químicas quando expostos a estímulos ambientais. A natureza econômica e versátil desses materiais os torna adequados para uma variedade de aplicações nutricionais, clínicas e veterinárias. No geral, a natureza altamente translacional dessa pesquisa resultou no depósito de 13 patentes mundiais e várias licenças comerciais bem sucedidas.